Crédito: Marcelo Ferreira
Crédito: Marcelo Ferreira Crédito: Marcelo Ferreira

No penúltimo dia de campanha, Rollemberg reforça promessas para mobilidade e alfineta Ibaneis

Publicado em CB.Poder

Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) iniciou a agenda do penúltimo dia de campanha, nesta sexta-feira (26/10), em Sobradinho I. Na caminhada, o socialista reforçou promessas para o transporte público, como a construção do BRT Norte, que ligará a cidade e Planaltina ao Plano Piloto, e a conclusão das obras do Trevo de Triagem Norte (TTN) e da Ligação Torto-Colorado. O chefe do Executivo local ainda voltou a alfinetar o adversário Ibaneis Rocha (MDB) pelo cancelamento da participação em debates.

 

Acompanhado pelo candidato à Vice-Governadoria Eduardo Brandão (PV) e pela senadora eleita Leila do Vôlei (PSB), Rollemberg promoveu o ato na Feira localizada em frente à Rodoviária em construção da região e ressaltou a importância das obras. “Fizemos 17 terminais no DF, sendo nove novos e oito reformados. A ligação deste ao BRT Norte, no futuro, está prevista. Com isso, as pessoas terão mais conforto, segurança e comodidade”, disse. A estimativa do socialista, se reeleito, é criar mais nove terminais de integração, como o da Asa Norte, e ampliar outros dois, sob o custo de R$ 70 milhões.

 

Em relação à finalização do complexo viário, o governador destacou que as obras beneficiarão cerca de 600 mil pessoas que transitam da região norte ao Plano Piloto diariamente. “São moradores de Sobradinho, Planaltina, Grande Colorado, Paranoá, Varjão e Lago Norte. Todos ganharão duas horas por dia, já que aqueles engarrafamentos enormes em horários de pico vão acabar. Ainda estamos fazendo mais duas pontes marginais à do Bragueto e vamos criar mais três pistas de cada lado, melhorando muito a mobilidade da região”, pontuou.

 

O candidato à reeleição relembrou também a promessa de ampliar o metrô, com a construção de duas estações em Samambaia, outras duas em Ceilândia e de uma na Asa Norte. Ao todo, as obras beneficiariam 1,6 milhão de pessoas e custariam R$ 700 milhões, provenientes da União.

 

Entre as entregas de santinhos e conversas com os feirantes locais, Rollemberg ainda prometeu regularizar todas as feiras do Distrito Federal. “Garantiremos o título definitivo. Faremos como a regulamentação dos condomínios, por meio da venda direta, descontando toda a valorização oriunda das benfeitorias feitas pelos próprios donos”, assegurou.

 

Ataque

 

Na caminhada, o governador voltou a criticar o adversário Ibaneis Rocha pela ausência em debates — ontem, o emedebista cancelou a participação no confronto direto promovido pela TV Globo. “Não sei de quê ele tem tanto medo, o que quer esconder, o que não pode revelar para a população de Brasília”, alfinetou. E emendou: “Mas, certamente, a população está atenta ao candidato que despreza a democracia e o debate, mostrando, mais uma vez, seu perfil arrogante e o medo do contraditório”.

 

Apesar do desempenho desfavorável em pesquisas de opinião, com 26% dos votos válidos, contra 74% do adversário, segundo o Datafolha, Rollemberg disse estar “confiante”. “Vou votar às 8h, no domingo, porque já quero começar na frente, para que a gente tenha uma vitória que seja da população de Brasília”, adiantou.