Ibaneis
Ibaneis Agatha Gonzaga/CB/D.A.Press Ibaneis

“Não tenho fábrica de dinheiro”, diz Ibaneis sobre zerar ICMS

Publicado em Notícias
AGATHA GONZAGA

O governador Ibaneis Rocha (MDB) afirmou, nesta quarta-feira (5/2), que não é possível atender o desafio lançado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, de zerar o valor do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos combustíveis. Segundo ele, os cofres locais não suportam abrir mão dessa receita.

O desafio proposto por Jair Bolsonaro, também nesta quarta-feira, seria para reduzir os preços dos combustíveis. O presidente afirmou que zeraria os impostos federais sobre o produto se os estados deixassem de cobrar o ICMS. “Eu zero federal, se eles zerarem o ICMS. Está feito o desafio aqui agora. Eu zero o federal hoje, eles zeram o ICMS. Se topar, eu aceito”, disse a jornalistas.

“O problema é que os governos, não só do Bolsonaro, mas dos ex-presidentes da República, já zeraram os cofres dos estados. Todos os estados da Federação e o Distrito Federal estão quebrados e ele tem consciência disso”, rebateu Ibaneis. “Eu preferia tratar esse assunto com quem entende de economia, que é o ministro Paulo Guedes. Não com o presidente Bolsonaro que não entende”, completou.

Segundo o chefe do Executivo local, o DF não tem dinheiro suficiente para uma medida assim. “Eu não tenho fábrica de dinheiro. Quem tem a máquina de dinheiro é ele. É matemática, não tem o que ser feito. Não adianta a gente querer fazer política quando a situação é matemática”, afirmou.