Decreto do GDF autoriza abertura de lojas de móveis
Decreto do GDF autoriza abertura de lojas de móveis REUTERS/ Nacho Doce Decreto do GDF autoriza abertura de lojas de móveis

MPs dão 48h para GDF se manifestar sobre liberação de atividades

Publicado em GDF, Notícias

Uma recomendação conjunta, elaborada pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e Ministério Público de Contas do Distrito Federal (MPC/DF), pede que o GDF explique a flexibilização recente nas medidas de isolamento social na capital federal.

Os órgãos questionam decisões como as que liberaram, por meio de decretos, a liberação das atividades das lojas de conveniência, das feiras permanentes, das lotéricas, dos setores móveis e de eletroeletrônicos e do Sistema S. A recomendação dá 48 horas para que o GDF apresente estudos que embasaram o afrouxamento para essas áreas.

Segundo a recomendação, não há motivos para justificar o afrouxamento das medidas de abertura de setores não essenciais. “Na ausência de critérios científicos pautados em diretrizes e princípios de saúde para a liberação de atividades ficará evidenciado que o Distrito Federal não está conciliando dois valores constitucionais relevantes no caso concreto, quais sejam, a saúde pública e o desenvolvimento econômico e social”, diz trecho do texto.

Os órgãos recomendam o reforço das medidas de distanciamento social em busca de se alcançar o índice mínimo de 70%, conforme indicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Levantamentos mostram, segundo os órgãos, que o DF não atingiu esse percentual nem sequer nos momentos de maior isolamento.

Caso o GDF não se manifeste no prazo determinado, os representantes dos MPs afirmam que a ausência de resposta resultará, dada a urgência e a gravidade, nas medidas judiciais cabíveis.