C891369A-139A-4081-B80E-BE1094325687

Operação Checkout: MPDFT deflagra operação para desvendar corrupção na saúde pública

Publicado em CB.Poder
ANA MARIA CAMPOS

O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO) e a força-tarefa de Combate à Corrupção na Saúde, do Ministério Público do Distrito Federal, deflagraram nesta manhã (20/02) a segunda fase da Operação Checkout.

 

Os promotores realizam diligências de buscas e apreensões, estando entre os alvos uma servidora da Secretaria de Saúde e o Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

 

O objetivo da operação é desvendar uma organização criminosa que atua com o pagamento de propina a servidores da Secretaria de Saúde em troca de favorecimento em licitações.

 

Na primeira fase, em junho do ano passado, a Operação Checkout cumpriu 16 mandados de busca e apreensão em endereços no Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Os alvos eram servidores da Secretaria de Saúde e funcionários de empresas privadas envolvidos na suposta fraude a licitação e corrupção na compra de macas, leitos de hospitais e outros tipos de mobiliários para unidades da rede pública.  O suposto esquema ocorreu em 2014.

 

Entre os locais em que houve busca e apreensão estava a Gerência de Hotelaria da Secretaria de Saúde.