MP pede paralisação de obras da saída norte
MP pede paralisação de obras da saída norte Andre Borges/Agência Brasília. MP pede paralisação de obras da saída norte

MP cobra a suspensão das obras viárias na saída norte

Publicado em CB.Poder

Uma das principais obras do governo em andamento, a construção  do Trevo de Triagem Norte pode parar. O Ministério Público do Distrito Federal recomendou que o  Instituto Brasília Ambiental (Ibram) interdite a empreitada. De acordo com a Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural (Prodema), a obra tem várias irregularidades ambientais, que precisam ser solucionadas. O Ibram concedeu as licenças exigidas para a intervenção viária entre a Asa Norte e o Lago Norte, mas o MP alega que o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) descumpriu exigências.

 

A Promotoria de Defesa do Meio Ambiente cobra a apresentação de um relatório que comprove o cumprimento de todas as condicionantes. Os promotores alegam ainda que o governo deixou e apresentar um Projeto Básico Ambiental, indispensável para o início de qualquer obra que traga impactos. De acordo com o Ministério Público, uma perícia indicou que as obras no local podem causar danos graves como impactos em córregos, nascentes e veredas.

 

Em nota, o DER informou que não foi citado pelo Ministério Público e que já prestou todos os esclarecimentos ao Ibram, para que o instituto se pronuncie. “O DER tem por norma cumprir as determinações da legislação e dos órgãos ambientais durante a execução das obras e empreendimentos de sua responsabilidade”.