Policiais civis concurso
Policiais civis concurso Policiais civis se reúnem no complexo da instituição Policiais civis concurso

MP entra com adin contra lei que prevê lista tríplice para direção da PCDF e do Detran

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

O dispositivo da Lei Orgânica que prevê a nomeação dos diretores-gerais da Polícia Civil e do Departamento de Trânsito do DF (Detran) a partir de uma lista tríplice elaborada por servidores de cada órgão tornou-se alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI), ajuizada pela Procuradoria-Geral de Justiça do DF e Territórios. A relatoria do processo está sob responsabilidade do desembargador Waldir Leôncio.

 

Na ação, o Ministério Público aponta vício de iniciativa, uma vez que cabe, privativamente, ao governador a criação de normas que tratam do provimento de cargos públicos e do funcionamento de entidades da administração. “Mostra-se patente a afronta ao princípio da separação dos poderes”, diz o texto assinado pela vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn, e pelo promotor de Controle de Constitucionalidade, Luciano Coelho Ávila.

 

A nova legislação entrou em vigor no último dia 26, quando a emenda à Lei Orgânica do DF (LODF), de autoria do distrital Wellington Luiz (PMDB), foi publicada no Diário Oficial do DF. Antes da vigência do dispositivo, o chefe do Palácio do Buriti poderia indicar para o cargo, livremente, pessoas sem vínculo com os órgãos. A lei, contudo, manteve a característica do cargo de direção continuar sendo de livre nomeação e exoneração, sem prazo de mandato.