Operação Checklist 2
Operação Checklist 2 Crédito: Marcelo Ferreira/DaPress Operação Checklist 2

MP e Polícia Civil prendem novos envolvidos em corrupção na fiscalização do transporte

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O Ministério Público do DF e a Polícia Civil deflagram nesta manhã (05/10) a segunda fase da Operação Checklist que apura corrupção na liberação de veículos irregulares no transporte público do DF.

São cumpridos quatro mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão e uma condução coercitiva. Eles serão ouvidos na Delegacia Especial de Combate aos Crimes contra a Administração Pública (Decap) da Polícia Civil do DF.

A investigação apontou que agentes públicos continuam a receber propinas pagas pelos permissionários e concessionários, para a liberação dos veículos sem cumprir as exigências de segurança para o tráfego. A Operação Checklist 1 foi deflagrada há 40 dias.

Diálogos interceptados com autorização judicial revelam sucessivos ajustes para o pagamento da propina, demonstrando que o sistema de corrupção não só ocorre por ocasião das vistorias e inspeções, mas também no combate da pirataria.

Entre os presos estão o auditor fiscal de atividades urbanas Cláudio Marcello Oliveira Pinho, que atua na Rodoviária do Gama, supostamente cobrando propina para liberar veículos com defeitos que ficariam impedidos de rodar.

Também foram presos Robson Medeiros de Morais, Marlene Francisca Avies Chagas e Pedro Jorge Oliveira Brasil. Há também a condução coercitiva à Decap de Carlos Mi de Oliveira. As buscas e apreensões foram realizadas nas residências dos cinco alvos.

A seguir mais informações