Viaduto da Galeria dos Estados
Viaduto da Galeria dos Estados Viaduto da Galeria dos Estados

Ministério Público abre inquérito para apurar responsáveis pelo desabamento do viaduto da Galeria dos Estados

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou hoje (08/02) inquérito civil público para apurar as responsabilidades no desabamento do viaduto da Galeria dos Estados. Na Portaria n° 05/2018, os promotores das Promotorias de Defesa do Patrimônio Público e Social (PRODEP) apontam o objeto da investigação: indícios de improbidade administrativa por omissão na preservação do viaduto de ligação da Rodovia DF-002 à Rodoviária do Plano Piloto.

Uma das  medidas a serem adotadas será a requisição do processo de auditoria do Tribunal de Contas do DF que apontou a deterioração da obra e o risco de um incidente por falta de manutenção.

Os promotores de Justiça querem que o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) informe se existe plano de conservação de Obras de Artes Especiais (como são chamadas essas obras) de conservação de viadutos e pontes no DF. O MPDFT requisitará, por ofício, a comprovação dessas medidas, a serem encaminhadas em até 10 dias.

Os promotores também vão expedir ofício ao secretário de Infraestrutura e Serviços Públicos do Distrito Federal, Antônio Raimundo Coimbra, para que encaminhe ao MPDFT a listagem de todos os processos administrativos de conservação dos viadutos do Distrito Federal,  instaurados entre 2011 e 2017, com detalhamento dos objetos e a relação nominal de todos os secretários, subsecretários e diretores da Pasta que ocuparam os cargos nesse período, com cópia da respectiva ficha funcional , no prazo de 10 dias.

O diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/DF), Henrique Luduvice, e o presidente da Novacap, Julio Menegotto, terão de prestar as mesmas informações sobre quem exerceu cargos de responsabilidade e a respeito da manutenção dos viadutos e quais providências foram adotadas para preservá-los.

A portaria é assinada pelos promotores de Justiça Lenna Daher, Roberto Carlos Silva, Raquel Tiveron, Marcelo Barenco, Alexandre Gonçalves, Eduardo Gazzinelli, e Sérgio Gomide.