Militarização das escolas
Militarização das escolas Foto: Augusto Fernandes/Esp. CB/D. A. Press Militarização das escolas

Militarização das escolas tem apoio majoritário da população do DF

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital / Por Ana Maria Campos

Pesquisa do Instituto Exata OP, a que o governo teve acesso, indica que a população, em grande maioria, é favorável ao modelo de gestão compartilhada das escolas públicas com a Polícia Militar. Segundo o levantamento, que ouviu 925 pessoas, em 11 e 12 de fevereiro, 84,9% são favoráveis ao modelo implantado em quatro unidades neste ano. Apenas 11,2% se disseram contrários e 3,9% não souberam responder. Na classe A, de maior poder aquisitivo, a aprovação chega a 95%. Na consulta sobre nível de conhecimento do projeto, 79,6% informaram que já sabiam da novidade neste ano letivo. Para o governo, o resultado da pesquisa indica que os críticos, até o momento, são uma minoria ruidosa.

 

Fim da Casa de Juscelino

Depois de 35 anos de funcionamento, a Casa de Juscelino, no Centro Histórico de Diamantina (MG), vai fechar as portas hoje. O monumento, onde o ex-presidente e fundador de Brasília viveu dos três aos 19 anos, guarda parte de sua memória. O presidente da entidade sem fins lucrativos, Serafim Jardim, explica que não há como manter o imóvel histórico por falta de recursos. Há atrasos no repasse de verbas pelo governo de Minas, e a entidade está impedida de firmar convênios, porque teve o nome bloqueado pela Secretaria de Cultura no Sistema Integrado de Administração Financeira de Minas Gerais (Siafi). Amigo de JK, Serafim tem se desdobrado para manter o monumento, mas agora a situação está insustentável. Mais uma perda num país que trata com descaso a sua história.

 

Independência

O senador José Antônio Reguffe (Sem partido/DF) recebeu convite do advogado Paulo Roque para se filar ao Novo. Outra proposta partiu do senador Alvaro Dias (Pode/PR) para entrar no Podemos. Por ora, no entanto, ele tem preferido a independência de não se vincular a nenhuma legenda. Reguffe está sem filiação partidária há três anos, desde que deixou o PDT em fevereiro de 2016.

 

Mantida prisão de alvo da Operação Monopólio

O desembargador Demetrius Gomes Cavalcanti negou liminar em habeas corpus para liberar da prisão o empresário Márcio Guimarães, preso preventivamente na semana passada na Operação Monopólio, da Cecor. Ele foi denunciado pelos promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) como líder de uma organização criminosa que mantinha esquema de lavagem de dinheiro e corrupção nas administrações regionais com licitações direcionadas. O desembargador avaliou que a prisão é importante para garantia da ordem pública e conveniência da instrução criminal.

 

Mais agilidade

A deputada Paula Belmonte (PPS/DF) levou ontem ao Palácio do Buriti representantes de diferentes segmentos do setor produtivo com demandas para destravar a economia do DF. Na conversa, com o secretário da Casa Civil, Eumar Novacki, os empresários insistiram num ponto: a agilidade para liberação de alvarás.

 

Festa dos direitos humanos

O deputado Fábio Félix (PSol) prepara uma solenidade para lançamento da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, sob sua direção. O evento será na próxima segunda-feira, com a presença de parlamentares federais, como Marcelo Freixo (PSol/RJ).

 

Apagando o passado

A página relacionada à desocupação da orla foi desativada. O site orlalivre.df.gov.br, que era mantido pela Secretaria de Gestão do Território e Habitação (Segeth), mostrava o processo de desobstrução, com imagens e vídeos. Hoje o endereço remete à página do GDF.

 

Contra a reforma

Na condição de presidente do PT/DF e pela trajetória no sindicalismo, a deputada Érika Kokay (PT/DF) deve ser uma das principais vozes contra a reforma da Previdência na Câmara. Ela tem batido muito nas mudanças propostas pelo governo de Jair Bolsonaro e será uma resistência. “Em um país onde pobres têm uma expectativa de vida menor, exigir 65 e 62 anos de idade, com 12 milhões de desempregados, após 40 anos de trabalho para ter 100% da aposentadoria, é uma crueldade. Exigir 70 anos para quem vive na extrema pobreza ter um benefício de um salário é desumano. Os ricos recorrerão à previdência privada, os pobres ficarão sem proteção social”, afirma a petista.

 

Só papos

 

“Que ‘nova previdência’ é essa que vem para ferrar os trabalhadores? Os idosos pobres só conseguirão usar a previdência para o auxílio-funeral. Canalhas”

Deputado distrital Chico Vigilante (PT)

“Legal é a sua previdência, né, Chico? Um mandato de deputado federal e já saiu aposentado pelo extinto IPC. Você dando uma de franciscano e ‘vigilante licenciado’ e na verdade está no rol dos marajás do serviço público”

Deputado Robério Negreiros (PSD)