Manifestantes IHBDF
Manifestantes IHBDF Minervino Júnior Manifestantes IHBDF

Mais de 300 manifestantes se reúnem na Câmara para acompanhar votação do Instituto Hospital de Base

Publicado em CB.Poder

GABRIELLA BERTONI

Mais de 300 pessoas se concentram em frente à Câmara Legislativa do Distrito Federal, na expectativa de conseguir assistir à votação do projeto de lei que cria do Instituto Hospital de Base. Serão distribuídas 200 senhas para a entrada no plenário. O clima é de revolta com a possibilidade de aprovação da proposta, que muda a gestão do hospital. Manifestantes exibem cartazes e gritam palavras de ordem como “O Base é do SUS”. A Polícia Militar está no local com 120 homens, quatro ônibus e três carros.

 

Coordenado por sindicatos da saúde, o movimento é contra a aprovação do projeto. “Nós esperamos que os deputados, depois dessa repercussão negativa, mudem os votos e analisem o projeto friamente e não politicamente. O embate será duro, já que temos praticamente um empate técnico. Se os deputados tiverem consciência, o Instituto será reprovado”, comentou Jorge Viana de Souza, vice-presidente do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem.

 

Uma das reclamações dos sindicalistas é a forma de elaboração do projeto. Para Jiovania Rodrigues, presidente do Sindicato dos Odontologistas do DF, mudanças são necessárias, mas com outras regras. “Nós estamos esperançosos com a mobilização dos servidores e da comunidade. É uma experiência que foi negativa em vários outros estados, inclusive no DF, com o o Instituto Candango e o Hospital de Santa Maria. Os deputados precisam entender que temos que mudar sim, mas mudar descentralizando a estrutura da Secretaria de Saúde como um todo.”
Aguardando o resultado da votação, a técnica em enfermagem do Hospital de Base Márcia Carvalho, 43 anos, acredita que o projeto não é a melhor opção para o hospital. “Em outras capitais, temos exemplos de que isso não dá certo. No começo é bonito, tudo funciona, mas depois a falta de recursos volta”, disse.

 

Já para a técnica em farmácia Jaqueline Rocha, 29, moradora de Ceilândia, a tendência é piorar o atendimento da saúde básica. “Nem os postos de saúde funcionam, querem fechar o posto próximo da minha casa. Pegam os melhores médicos para colocar nesses institutos e o atendimento à população fica péssimo. Tem muito mais coisa que precisa melhorar.”

 

Conselho
Se aprovado o projeto, a gestão do Hospital de Base (HBDF) passará para uma pessoa jurídica, sem fins lucrativos. O centro médico, no entanto, continuaria público e o custeio, com um orçamento de R$ 550 milhões, responsabilidade do Estado. Referência em tratamentos de trauma, o Base seria comandado pelos Conselhos Administrativo (com nove membros) e Fiscal (com três integrantes) e pela Diretoria Executiva.
Embasado pelas diretrizes descritas na proposta, o governo promete acabar com a burocracia que rege o setor em Brasília — onde a compra de materiais pode levar anos — e promover, assim, um atendimento mais ágil e eficaz. Apesar das facilidades pontuadas, a proposição preocupa especialistas em saúde pública.