Bolsonaro
Bolsonaro Reprodução/Facebook Bolsonaro

Mais da metade dos moradores do DF vê Bolsonaro de forma negativa, diz pesquisa

Publicado em Eixo Capital
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

A popularidade do presidente Jair Bolsonaro desgastou-se desde a eleição de 2018, quando o político foi eleito com quase 70% dos votos no Distrito Federal. É o que aponta pesquisa do instituto RG Organic, a que a coluna teve acesso. Hoje, 57% dos moradores veem Bolsonaro de forma negativa. O presidente tem uma imagem positiva para menos de metade da população na capital do país. O percentual é de 42%. A pesquisa ouviu 1,3 mil pessoas entre abril e maio, com margem de erro de 3 pontos percentuais e intervalo de confiança de 95%.

Alternativas ganham espaço

Se essa rejeição crescer, o quadro da centro-esquerda no DF, arrasada na última eleição, deve melhorar, com mais chances para quem se apresentar como uma alternativa a Bolsonaro. O Instituto RG Organi verificou, também, o nível de conhecimento do brasiliense em relação a algumas figuras políticas. Quanto à ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, a pesquisa mostrou que 48% não a conhecem e 30% têm avaliação negativa em relação a seu desempenho sempre marcado por polêmicas. Apenas 22% a enxergam de forma positiva. Pode ser um sinal de que a onda conservadora da última eleição tenha perdido força.

Bancada desconhecida

Os senadores do DF, por incrível que pareça são, desconhecidos da maioria da população. Na segunda parte do mandato, José Antônio Reguffe (Podemos-DF) é o que tem a cara mais conhecida. Mesmo assim, o percentual de desconhecimento chega a 46%. Outros 35% o veem de forma positiva. Eleito em 2018, o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) tem o reconhecimento de 22%, enquanto 61% dizem não conhecê-lo. No caso de Leila Barros (PSB-DF), metade da população conhece a campeã olímpica de vôlei e 29% aprovam sua atuação.

Aprovado pela maioria

A avaliação do governo Ibaneis Rocha, segundo a pesquisa do instituto RG Organic, é positiva para 63% dos brasilienses. Outros 12% não conhecem o governador que estreou na política nas eleições de 2018 e teve uma vitória retumbante. Para 25%, a imagem é negativa.

Caminho a percorrer

Uma das apostas do governo para um cargo majoritário nas próximas eleições, possivelmente senador, o secretário de Governo, José Humberto Pires, tem uma longa estrada para percorrer. Segundo a pesquisa, ele é desconhecido para 82% da população. Entre os que o conhecem, 7% aprovam seu desempenho.

Mandou bem

Ibaneis Rocha garantiu R$ 2 milhões para o Festival de Brasília de Cinema. O secretário de Cultura Bartolomeu Rodrigues acredita que, diante da pandemia de covid-19, há a oportunidade de se revolucionar o jeito de fazer o festival.

Mandou mal

O Brasil superou a marca de um milhão de casos de covid-19 e ainda está longe do pico da pandemia. Já houve 50 mil mortes. A boa notícia é que metade já se recuperou da doença.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

A advogada Sthefany Tomaz, o promotor de Justiça Libânio Rodrigues e o juiz Fábio Esteves participam nesta quinta-feira, às 19h, de debate sobre “Racismo estrutural no sistema de Justiça”. Será no programa Conversa com Milhomen, do promotor de Justiça Flávio Milhomen, no YouTube.

Siga o dinheiro

R$ 9.652.251,57

Valor do contrato com a empresa Centro-Oeste Comércio e Serviços Eireli para prestação de serviço de fornecimento de Nutrição Parenteral Total, por Sistema de Registro de Preços, objetivando atender à demanda de terapia nutricional parenteral nas unidades hospitalares da Secretaria de Estado de Saúde.

A pergunta que não quer calar….

É correta a exoneração de Abraham Weintraub do cargo de ministro da Educação ser publicada no Diário Oficial da União apenas depois que ele entrou nos Estados Unidos com status do primeiro escalão do governo brasileiro?

Só papos

“Que a vaca já foi para o brejo, é certeza. Agora, falta saber a distância do brejo e a velocidade da vaca!”

Senador Major Olímpio (PSL-SP), ex-aliado do presidente Jair Bolsonaro

“Encaro com tranquilidade os acontecimentos de hoje. A verdade prevalecerá. Mais uma peça foi movimentada no tabuleiro para atacar Bolsonaro”

Senador Flávio Bolsonaro (PSL-DF), sobre a prisão de seu ex-assessor Fabrício Queiroz, suspeito de fazer rach