Câmara Legislativa
Câmara Legislativa Foto: Breno Fortes/CB/D.A. Press Câmara Legislativa

Recurso do PTB pode mudar lista de distritais e deputados federais eleitos

Publicado em Eleições
Helena Mader

Integrantes do PTB apostam na possibilidade de uma reviravolta na composição da Câmara Legislativa e da bancada do DF na Câmara dos Deputados caso um recurso do partido seja acatado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Isso porque o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou o pedido de registro de 32 candidaturas de deputados federais e distritais do PTB. A Corte entendeu que a legenda não apresentou no prazo legal a filiação desses candidatos. Com isso, a Justiça Eleitoral liberou os representantes da sigla para fazerem campanha, mas os votos desses petebistas estão sub judice e não foram contabilizados.

Segundo o PTB, Jaqueline Silva, que concorreu a distrital, teve mais de 13 mil votos. Se o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) acatar o recurso do PTB e liberar as candidaturas, a expectativa é de que Jaqueline tome a vaga de um dos 24 eleitos. Ainda não é possível apontar com precisão quem ficaria de fora.

Já na Câmara dos Deputados, a validação dos votos do PTB pode beneficiar o candidato do Patriota Paulo Fernandes. O católico e militante contra o aborto teve 31.183 votos. Como o Patriota estava coligado com o PTB na disputa para federal, a mudança no panorama pode beneficiá-lo.

  • Raphael Souza de Melo

    Se o TSE aceitar o recurso, provavelmente quem vai ficar de fora é o Leandro Grass – que teve 6.578 votos. Além dele ter tido menos votos que o Reginaldo Sardinha do AVANTE (6.738), a Rede Sustentabilidade só teve 45.740 votos, bem menos que e o AVANTE, que fez mais de 70 mil. Provavelmente o PTB teve mais votos, mas vamos ver o que sai da decisão do TSE.

  • Fátima Nunes Eymard

    Esse TSE tá me deixando preocupada com o segundo turno,o Brasil inteiro viu e avisou de várias urnas fraudadas e nada foi feito até agora. e hoje sai no jornal que o mesmo TSE ainda não validou os votos de vários candidatos…assim não dá.

  • trucidador

    Vixi no mínimo o Roberto (corrupto) Jefferson quer emplacar alguns de sua laia no Congresso e na Câmara Legislativa. Ele e a filha tem o mesmo DNA não valem nada.

  • David RoPin

    Kim Kataguiri pra presidente da Câmara Federal.