Érika Kokay
Érika Kokay Crédito: Luis Nova/Esp. CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Érika Kokay

Lideranças petistas pedem que Erika Kokay seja candidata ao GDF

Publicado em CB.Poder

Com a dificuldade do PT em encontrar nomes de expressão para a disputa pelo GDF e formar alianças, alas lideradas por caciques partidários pediram, em carta aberta, que a presidente regional da legenda e deputada federal, Erika Kokay, desista do projeto de reeleição e entre no páreo. O apelo acontece a pouco mais de 30 dias do Encontro Regional da sigla, previsto para 22 e 23 de junho, quando correligionários devem definir os candidatos ao pleito deste ano.

 

O documento é assinado pelos distritais Ricardo Vale e Wasny de Roure, além do ex-presidente do partido Roberto Policarpo e do ex-deputado federal Geraldo Magela. Os petistas destacam que alguns nomes colocaram-se à disposição do partido para a corrida pela sucessão do Palácio do Buriti, mas, “apesar das qualidades pessoais inquestionáveis, não empolgaram a militância e não foram capazes de produzir um consenso e uma unidade no partido”. A carta ainda traz o nome de Chico Vigilante, mas ele nega ter participado da elaboração desta.

 

Por ora, apenas o bancário aposentado Afonso Magalhães mostra-se disposto a concorrer ao Executivo local. Antes dele, a diretora do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF) Rosilene Corrêa havia proposto a pré-candidatura. A sindicalista, que também não alcançou unanimidade na sigla, entretanto, recuou e justificou a desistência com a necessidade de fortalecimento da entidade que comanda.

 

Na carta aberta, as lideranças relembram, ainda, que, durante evento no Teatro dos Bancários, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, havia defendido o nome da parlamentar como candidata a governadora. “Chegou o momento de ouvir o Lula no Distrito Federal. A vontade, a coragem e o exemplo do companheiro Lula deve nos inspirar”, pontuam.

 

Tiro no escuro

 

Com a prisão do ex-presidente Lula por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do Triplex do Guarujá, caciques petistas preferiram trabalhar em projetos menos arriscados, como a eleição aos cargos de deputado federal e distrital. Eles avaliam que, sem a maior liderança do partido em comícios na capital, o apoio do eleitorado deve cair de forma considerável.

 

A preocupação é justificável. Em Brasília, desde o início das eleições diretas, a centro-direita, capitaneada por Joaquim Roriz e José Roberto Arruda, saiu vitoriosa na maior parte das vezes, enquanto o PT emplacou apenas dois governadores: Cristovam Buarque e Agnelo Queiroz. Assim, petistas consideram essencial a  presença de um puxador de votos no palanque.

 

Ex-ministro de Lula, Agnelo contou com a participação do ex-presidente em diversos comícios em 2010, quando venceu Weslian Roriz, esposa do ex-chefe do Buriti. Quatro anos depois, recebeu o mesmo apoio, mas, devido à má-avaliação da gestão, não se reelegeu.

 

Outro fator dificultante ao partido na capital, neste ano, é a sequência de operações com a mira em Agnelo Queiroz. Segundo investigações da Polícia Federal, ele participou de um esquema de direcionamento de licitação e desvios de recursos nas obras do Estádio Nacional Mané Garrincha e  do BRT Sul. O ex-governador nega as irregularidades.

 

“Sou candidata à reeleição”, diz Erika Kokay

 

Após a divulgação da carta, Erika Kokay agradeceu a indicação, mas reafirmou o projeto de reeleição, “tendo em vista que o partido em nível nacional desenhou duas estratégias principais para o pleito de outubro: a candidatura de Lula à presidência da República; e a manutenção e ampliação da presença do PT no Congresso Nacional, em especial, na Câmara Federal”, diz a nota.