Ex-deputado federal Laerte Bessa
Ex-deputado federal Laerte Bessa Crédito: Minervino Junior/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF Ex-deputado federal Laerte Bessa

Defensor de Temer, Laerte Bessa diz que presidente fica até último dia do mandato “sendo culpado ou inocente”

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

Aliado de Michel Temer, o deputado Laerte Bessa (PR-DF) será um dos defensores do presidente da República na Câmara dos Deputados contra os pedidos de impeachment já protocolados. Ele garante, em entrevista ao Correio, que Temer será blindado e sobreviverá até o último dia do mandato “sendo culpado ou inocente”.

Convidado por Temer para migrar do PR para o PMDB, Bessa contemporiza possíveis constrangimentos causados ao atual presidente do partido no DF, Tadeu Filippelli, ao garantir que vai trabalhar pela candidatura dele ao Palácio do Buriti, apesar das denúncias que o envolvem nas operações Lava-Jato e Panatenaico. Mas ressalta que, caso permaneça no PR, prestigiado com cargos na estrutura do Ministério dos Transportes, seu caminho será apoiar o ex-deputado Jofran Frejat, possível candidato do partido ao Governo do Distrito Federal em 2018.

Veja a íntegra da entrevista:

Você vai sair do PR e mudar para o PMDB?
Não decidi ainda. Mas tem grandes chances de acontecer. Estou muito chateado no PR. O partido não tem consideração com os deputados, principalmente comigo. Sou o único deputado federal do PR no DF e o partido não cumpriu os compromissos que fez comigo.

Que compromissos?
De me dar estrutura. Quando entrei no PR, a direção do partido prometeu que eu seria tratado com carinho especial. O PR ganhou o Ministério do Transporte e sou o único deputado que não tem ninguém, nenhuma pessoa indicada em nenhum órgão. Estou desprestigiado no PR. Não acredito que terei apoio do partido. E se eu sair, levo três deputados comigo. O PMDB disse que vai me dar estrutura para a minha candidatura de 2018.

Candidatura a quê?
Não sabemos ainda. O presidente Michel Temer disse que me dá estrutura. O próprio Filippelli me falou isso. Foi o primeiro a me convidar.

Mas Filippelli vai sobreviver politicamente para ser candidato a governador, depois de ser preso e denunciado em delações premiadas de executivos da Odebrecht e da Andrade Gutierrez?
Ele disse que tem condições de provar na justiça a inocência e será candidato a governador.

E se ele resolver concorrer a uma vaga de deputado federal? Pode levar a sua vaga…
Isso pode acontecer. Mas acredito que se ele não tiver condições de se candidatar a governar não terá condições de concorrer a nada. Se eu for mesmo para o PMDB vou ajudá-lo. Se eu não sair do PR, tenho que trabalhar para eleger o Frejat. O Frejat é o candidato do PR para o Governo do DF. Também tenho condições de ir para o DEM e apoiar o Fraga.

Com 19 pedidos de impeachment na Câmara, o presidente Michel Temer vai concluir o mandato?
Não vai ter processo. O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, não vai encaminhar o pedido de impeachment e, se andar, a investigação será abortada pelos deputados. O Temer continua até o fim do mandato, sendo culpado ou inocente. Mas hoje não temos que pensar em política. Temos que pensar na economia. Se sair o presidente sair, o país vai para o saco.

Mas ele é culpado ou inocente?
Acho que é inocente. Ele é um lorde. Acha que ele ia pedir para o cara da JBS pagar aluguéis para ele? Não combina. Não vou dizer que é anjo, ou inocente nisso tudo. Mas da forma como eles falam é mentira.