Juarezão, o Maranhão da Câmara Legislativa, assume presidência

Publicado em CB.Poder

O deputado Juarezão (PSB), eleito vice-presidente da Câmara Legislativa ontem (22), vai assumir o comando da Casa.

Eleito deputado distrital em 2014 pelo PRTB de Luiz Estevão, ele rompeu com o aliado de campanha e migrou para o PSB, partido do governador Rodrigo Rollemberg.

Juarezão assume por conta do afastamento de todos os membros da Mesa Diretora da Câmara Legislativa, determinada pelo desembargador Humberto Ulhoa, do Tribunal de Justiça do DF.

Para continuidade dos trabalhos, os secretários da Mesa Diretora afastados serão substituídos pelos suplentes. No lugar do primeiro secretário Raimundo Ribeiro (PPS), assume Agaciel Maia (PR). O deputado Lira (PEN) fica na segunda secretaria com o afastamento de Júlio César (PRB) e Rodrigo Delmasso (PTN) será o terceiro secretário, substituindo Bispo Renato (PR).

Pela decisão do TJDFT, o afastamento dos membros da Mesa Diretora deve durar até o fim das investigações da Procuradoria-geral de Justiça do DF sobre a suposta cobrança de propina para liberação de emenda parlamentar a empresa na área de saúde.

Nos bastidores, Juarezão, deputado em primeiro mandato e sem muita influência na Casa até agora, já é está sendo chamado de Waldir Maranhão (PP-MA) da Câmara Legislativa, numa referência ao parlamentar que assumiu o comando da Câmara dos Deputados com o afastamento de Eduardo Cunha (PMDB/RJ) até a eleição de Rodrigo Maia (DEM-RJ).

O novo presidente em exercício da Câmara Legislativa foi eleito ontem sem disputa.

A nova composição da Mesa Diretora é majoritariamente aliada do governador Rodrigo Rollemberg, ao contrário da atual, formada por deputados adversários ao Executivo. É o caso de Celina, Raimundo Ribeiro e Bispo Renato.