o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira
o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press o presidente do INSS, Renato Rodrigues Vieira

Isolamento derrubou o presidente do INSS

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Ana Maria Campos

O atual presidente da CEB, Edison Garcia, deixou o comando do INSS há mais de um ano, mas até hoje não foi homenageado com a aposição de sua foto na galeria de presidentes do instituto. A última imagem na parede é de Francisco Paulo Soares Lopes, que deixou o cargo em maio de 2018 e foi sucedido por Garcia. O procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU) Renato Rodrigues Vieira estava na presidência desde janeiro de 2019. Ontem foi demitido. Agora a solenidade pode ser conjunta.

Isolamento

A demissão de Renato Vieira será a pedido, mas a situação dele no INSS ficou insustentável por ter se afastado dos superintendentes e gerentes que conhecem bem a máquina. Ele se isolou com alguns poucos diretores e, segundo funcionários do órgão, criou uma insatisfação em muitos executivos.

Defasagem

A mudança no INSS confirma uma máxima, a de que dificilmente um presidente passa mais de dois anos no órgão. Há muito a ser feito para reduzir as limitações de estrutura e de tecnologia. Não adianta fazer uma reforma da Previdência sem melhorar os serviços.