#Seca no DF: barragem atinge mínimo histórico / crise hídrica
#Seca no DF: barragem atinge mínimo histórico 13/10/2016. Crédito: Helio Montferre/Esp.CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Margens secas da Barragem do Descoberto quando atingiu menos de 30% do volume de água, o menor da sua história. #Seca no DF: barragem atinge mínimo histórico / crise hídrica

Irrigação ilegal na zona rural colaborou para a crise hídrica

Publicado em CB.Poder

Produtores rurais, com a “utilização irregular de instrumentos destinados à irrigação”, eram apontados, em um relatório do Siv-Água, órgão da Secretaria de Segurança Pública, como uma das causas graves da crescente redução dos níveis dos reservatórios de água na Bacia do Descoberto. O documento foi elaborado há 13 anos.

 

Agricultores e pecuaristas utilizavam áreas de preservação permanente o que, segundo o relatório, “compromete a qualidade e a vazão do reservatório”. Diz o texto: “Urge a necessidade de mudanças de alguns paradigmas do desenvolvimento, com a busca de racionalização e otimização do uso da água e dos recursos ambientais como forma de manutenção da qualidade e quantidade dos recursos hídricos”. A falta de práticas de manejo para conservação do solo também era preocupante por causar erosões e assoreamento.