Servidores identidade governador
Servidores identidade governador Servidores identidade governador

Se criassem identidade para parentes do governador, servidores poderiam responder por improbidade

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Se o decreto que concedia identidade funcional a parentes do governador e do vice seguisse em frente, servidores do Instituto de Identificação da Polícia Civil do DF poderiam ser alvo de ação de improbidade administrativa que seria ajuizada pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Nenhum servidor público é obrigado a cumprir uma ordem ilegal, segundo chegaram a ponderar os promotores de Justiça da Promotoria de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep).

No pé

A OAB/DF, sob a gestão de Délio Lins e Silva, adversário do grupo de Ibaneis Rocha, mais uma vez deu mostras de que vai fiscalizar o trabalho do governador. Délio foi um dos críticos das carteiras de identidade de parentes de autoridades do GDF.

Nervos

Nada tirou mais o governador Ibaneis Rocha do sério do que a repercussão negativa do decreto sobre as carteiras funcionais para parentes.

Bateu, levou

O projeto de emenda à Lei Orgânica do DF que amplia poderes dos deputados para destinar recursos do orçamento irritou o governador Ibaneis Rocha (MDB). A aposta entre distritais é de que o deputado Robério Negreiros (PSD), que articula a aprovação da proposta, vai perder os poucos cargos que indicou no governo.

Bom gosto

O vice-governador Paco Britto deu um toque pessoal em seu gabinete no Palácio do Buriti. Escolheu uma obra do artista plástico brasiliense Paulino Aversa. Da chamada geração Brasília, Paulino sempre se inspira na cidade para produzir seu trabalho.

Arrecadação cresceu

Em tempos de más notícias com falta de recursos, um pequeno alento. A arrecadação tributária do DF em março foi de R$ 1.291.119.925,54. Houve crescimento de 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado, segundo levantamento do gabinete do deputado Chico Vigilante (PT). O IPCA acumulado dos últimos 12 meses foi de 4,58%.

Segurança em debate

O sociólogo Arthur Trindade, ex-secretário de Segurança Pública do DF, vai dar uma palestra intitulada “Segurança Pública e medo do crime”. Será na próxima quarta-feira, no auditório do ICS da UnB, a partir de 16h30. Estudioso no assunto, ele tem uma visão estratégica sobre o combate à criminalidade.

Subchefia do Fórum de Governadores

O governador Ibaneis Rocha está tão engajado em conduzir um debate nacional sobre as necessidades dos estados que alterou a estrutura administrativa de seu gabinete para criar a subchefia do Fórum dos Governadores. Sem custos extras.

Na fila

No meio político, há uma aposta de que, se o governador Ibaneis Rocha não disputar a reeleição, José Humberto Pires, coordenador do programa SOS DF, tem tudo para ser seu sucessor. Ainda falta muito tempo, mas os políticos já terminam uma eleição pensando na próxima.

“É possível perdoar o holocausto, mas não esquecer”
Presidente Jair Bolsonaro

“Se o nazismo fosse de esquerda, Bolsonaro não teria perdoado o holocausto”
Ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad, que concorreu à Presidência

A pergunta que não quer calar…

Quanto tempo Sérgio Moro ficará no Ministério da Justiça e Segurança Pública sem nenhum esforço da base aliada para aprovar o pacote anticrime, possivelmente perdendo poderes, como o comando do Coaf, e sem condições de se posicionar sobre temas polêmicos para não desagradar o presidente Jair Bolsonaro?

Siga o dinheiro

R$ 573.439,00

É o valor estimado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) para contratação de empresa especializada para a prestação dos serviços de manutenção preventiva e corretiva com eventual reposição de peças nos aparelhos de ar-condicionado pertencentes ao órgão.

Mandou bem

A Comissão de Educação, Saúde e Cultura da Câmara Legislativa aprovou projeto que obriga a apresentação da carteira de vacinação no ato da matrícula de crianças em escolas e creches públicas ou privadas. Proposta do deputado Iolando (PSC).

Mandou mal

O deputado José Gomes (PSB), corregedor da Câmara Legislativa, estreou mal a carreira política. Cem dias depois de tomar posse, ele teve o mandato cassado por unanimidade pelo TRE/DF por abuso de poder econômico.

Enquanto isso… Na sala de Justiça

Muitos advogados têm se apresentado como candidatos à vaga de desembargador do quinto constitucional aberta no Tribunal de Justiça do DF. Mais de 30 concorrentes se preparam para disputar, mas quem acompanha o processo aponta que a ala feminina ainda é reduzida. Poucas mulheres estão no páreo.