MDB oficializa candidatura de Ibaneis Rocha | Crédito: Paulo Pestana
MDB oficializa candidatura de Ibaneis Rocha | Crédito: Paulo Pestana Crédito: Paulo Pestana

Ibope: Ibaneis chega a 75% dos votos válidos; Rollemberg tem 25%

Publicado em CB.Poder

Pesquisa realizada pelo Instituto Ibope, divulgada nesta quarta-feira (17/10), mostra que o advogado Ibaneis Rocha (MDB) chegou a 75% dos votos válidos na disputa do segundo turno pelo Palácio do Buriti. Candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB) acumula 25%. O levantamento encomendado pela TV Globo, realizado entre o último domingo (14) e ontem (16), tem margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

 

No cálculo dos votos válidos, o Instituto exclui da amostra os votos brancos, nulos e os eleitores que se declaram indecisos. Esse é o método utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado da eleição. Para vencer a disputa, um candidato precisa atingir 50% dos votos válidos, mais um.

 

Quando levados em consideração brancos, nulos e indecisos, o emedebista detém 68% dos votos totais, contra 23% do socialista. Para o levantamento, o Ibope ouviu 1.204 eleitores. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR‐04848/2018 e no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) com a identificação DF-05023/2018.