Licença-prêmio
Licença-prêmio Crédito: Breno Fortes/CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF Licença-prêmio

Ibaneis visita Tribunal de Contas do DF para tratar de licitações paralisadas

Publicado em CB.Poder

Ana Viriato

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) visitou, na tarde desta terça-feira (06/11), o Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) para obter informações sobre licitações paralisadas devido à identificação de irregularidades. Presidente da Corte, a conselheira Anilcéia Machado comprometeu-se a disponibilizar uma lista dos processos questionados — a relação inclui concorrências destinadas à concessão do ArenaPlex e à compra de itens para os setores de educação, saúde e segurança, por exemplo.

 

O emedebista adiantou que pedirá ao Palácio do Buriti a indicação de um procurador do Distrito Federal para auxiliar na preparação de “todas as informações necessárias para destravar os contratos”. “Vamos analisar aqueles que são prioritários para dar uma resposta imediata à população. Sei que muitas coisas são relacionadas a Parcerias Público-Privadas e outras, vinculadas a transporte público”, pontuou.

 

Por sugestão dos conselheiros Paiva Martins, Manoel Neto e Márcio Michel, a Corte de Contas implementará cursos de formação para gestores de administrações regionais e secretarias a fim de prevenir erros em processos licitatórios. “Acho que isso protege a sociedade, protege a população, traz economia e efetividade”.

 

Indicação para Transparência

Pela manhã, o governador reuniu-se com ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao presidente da Corte, Raimundo Carreiro, o emedebista pediu a indicação de um nome para comandar a pasta de Transparência. “Quero que seja um servidor ativo ou inativo do TCU. O ministro se comprometeu a entregar uma lista com algumas sugestões de pessoas com experiência na área”, alegou.

 

Ibaneis Rocha ainda conheceu o projeto elaborado pelo ministro Augusto Nardes, que prevê o mapeamento e planejamento dos planos do governo, e anunciou a criação da Secretaria de Governança, com base na proposta, para coordenar secretarias e administrações.

 

Até o fim de dezembro, uma equipe do TCU ministrará cursos aos coordenadores dos núcleos da Comissão de Transição de Ibaneis. “A ideia é que aprendam todos os pontos do plano de governança para realizarmos um governo com ampla transparência”, disse.