Alberto Fraga
Alberto Fraga Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia Alberto Fraga

Ibaneis tenta fechar aliança com Fraga

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

ANA VIRIATO

Pré-candidato ao Palácio do Buriti pelo MDB, o ex-presidente da OAB/DF Ibaneis Rocha recebeu hoje (30/08) em sua casa, no almoço, o deputado Alberto Fraga (DEM/DF) e o empresário Paulo Octávio (PP), para discutir a formação de uma aliança.

Ibaneis convidou Anna Chritina Kubitschek (PP) para compor a chapa como vice e Fraga como candidato ao Senado. Fraga, no entanto, quer ser o cabeça de chapa. “Não houve consenso”,  afirma o deputado federal.

A neta de JK e esposa de Paulo Octávio só aceita integrar a aliança se houver uma ampla aliança, com a participação de Fraga e do PR, ou seja, com o aval do ex-governador José Roberto Arruda. Por enquanto, essas condições não foram atendidas.

Hoje à noite haverá uma nova rodada de conversas. Em reunião, Ibaneis espera convencer Fraga e também o PR. É possível que ocorra o anúncio de uma chapa, com a participação de todos, ou o racha fique evidente.

Ibaneis tem dito a interlocutores que sua candidatura é irreversível. Na convenção do Avante, no último sábado (28/07), o presidente do MDB, Tadeu Filippelli, anunciou a pré-candidatura do ex-presidente da OAB. A interlocutores, disse que essa já é uma questão definida pelos emedebistas.

Se não fechar com Ibaneis, Fraga tem duas opções: encabeçar uma chapa como candidato ao GDF, buscando o apoio do PSDB, ou ingressar na coligação liderada pela ex-deputada Eliana Pedrosa (Pros), com o ex-deputado Alírio Neto (PTB) como vice.

Fraga não tem espaço na chapa de Rogério Rosso (PSD) porque não aceita concorrer ao Senado ao lado do senador Cristovam Buarque (PPS) que busca a reeleição. A recíproca é verdadeira. Eles têm discursos conflitantes, por exemplo, sobre a redução da maioridade penal e sobre o desarmamento.