Ibaneis sanciona lei que cria a 32ª região administrativa do DF | Crédito: Alexandre de Paula

Ibaneis sanciona lei que cria região administrativa do Pôr do Sol e Sol Nascente

Publicado em CB.Poder

ALEXANDRE DE PAULA

O governador Ibaneis Rocha (MDB) sancionou, na tarde desta quarta-feira (14/8), a lei que cria a região administrativa do Pôr do Sol e Sol Nascente. A região, até então vinculada a Ceilândia, é uma das mais carentes do Distrito Federal e tem mais de 85 mil habitantes, de acordo com dados da Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD-2018). Ao todo, há 22 mil residências no local, das quais mais de 17 mil são irregulares. 

 

A proposta tramitava na Câmara Legislativa desde abril deste ano e foi aprovada na terça-feira (15/8) — os 21 distritais presentes deram sinal verde à mudança. A sanção da lei ocorreu na segunda sessão consecutiva do Câmara Mais Perto de Você realizada no Sol Nascente. 

 

A proposição trata-se de uma promessa de campanha de Ibaneis Rocha. O governador chegou a publicar um decreto, no início do ano, com a criação da região administrativa, mas teve de voltar atrás, porque o assunto precisava passar pelo crivo da Câmara Legislativa, conforme a Lei Orgânica do DF. 

 

No evento, Ibaneis destacou que, mais importante do que a própria criação da RA, é a execução de melhorias na área. “Papel nunca resolveu problema de local nenhum. Eu acho que a gente dá passos: primeiro criamos a RA”, disse. “Estamos dando dignidade à população, mas isso vem junto de uma sequência de investimentos que precisam ser feitos em saúde, educação, infraestrutura e, principalmente, regularização, para acabar com as invasões que já estão quase chegando a Santo Antônio do Descoberto”. O emedebista ainda confirmou Goudim Carneiro como administrador da RA. 

 

A mudança, segundo o GDF, mostra-se necessária também com base na análise de dados socioeconômicos e demográficos.  “Destaca-se o caráter de maior vulnerabilidade — menor frequência escolar, renda e piores condições de esgotamento sanitário, coleta de lixo e saneamento urbano — de Pôr do Sol/Sol Nascente, que as diferem de Ceilândia”, destaca nota técnica da Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) anexada à proposição do Executivo. 

 

O secretário de Cidades, Gustavo Aires, afirmou que, a partir de quinta-feira (14/8), as intervenções de manutenção na região serão intensificadas. “As máquinas já estão prontas para dar força neste trabalho. Várias obras estão sendo estudadas pela secretaria competente para começarem em breve”, destacou.