Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha Ibaneis Rocha

Ibaneis Rocha retira pré-candidatura ao GDF para apoiar Frejat

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O ex-presidente da OAB Ibaneis Rocha (MDB) retirou a pré-candidatura ao Palácio do Buriti. Depois de uma viagem a Portugal e Espanha, o advogado teve uma série de reuniões com o ex-vice-governador Tadeu Filippelli, que comanda o MDB no Distrito Federal, e decidiu nesta manhã (04/02) trabalhar pela eleição do ex-deputado Jofran Frejat (PR).

Dois fatores pesaram nesta decisão. Uma janela se abriu na disputa pelo Conselho Federal da OAB. O atual vice-presidente, Luís Cláudio Chaves, aliado de Ibaneis, desistiu de concorrer ao comando da entidade. Assim, surge a possibilidade de Ibaneis, que é conselheiro federal, disputar a Presidência da Ordem.

Mas a questão decisiva foi a consolidação da candidatura de Jofran Frejat (PR). “Sempre disse que abriria mão de concorrer se Frejat fosse candidato. Não quero ser motivo de desunião de um grupo político”, afirma Ibaneis. “Frejat me garantiu que será candidato. Então, vou apoiá-lo pelo bem de Brasília”, aponta o advogado.

Ibaneis ressalta que o apoio a Frejat é seu desejo pessoal. Mas os rumos do MDB serão definidos pela executiva e pelo presidente do partido.

A possível campanha pela OAB Nacional não tira Ibaneis do jogo pela sucessão no DF. Ele vai trabalhar os dois projetos ao mesmo tempo, até que o caminho se defina. Por isso, Ibaneis pode ser o nome do MDB para vice de Frejat ou como candidato ao Senado. “Ibaneis tem condições de representar o MDB em qualquer situação. Esse gesto de abrir mão da candidatura ao Buriti facilita agora uma composição com outros partidos do nosso campo”, afirma Filippelli.

O líder do MDB/DF deve disputar uma vaga de deputado federal e já se coloca em todas as reuniões como articulador da união do grupo. Mas, pela força do partido, com estrutura e tempo de televisão, deverá pleitear a vaga de vice na chapa de Frejat.

Na semana passada, numa reunião na casa do deputado Alberto Fraga, presidente do DEM/DF, com a presença de Alírio Neto (PTB), Filippelli, Izalci Lucas (PSDB) e Frejat, ficou acertado que o grupo providenciaria uma pesquisa de opinião para medir a aceitação e a rejeição aos nomes colocados na disputa. O levantamento será feito em  março para lançamento da candidatura de oposição a Rodrigo Rollemberg (PSB) até o início de abril.