Ibaneis pede compreensão de Bolsonaro e Moro para fechar presídio federal
Ibaneis pede compreensão de Bolsonaro e Moro para fechar presídio federal (Renato Alves/Agência Brasília) Ibaneis pede compreensão de Bolsonaro e Moro para fechar presídio federal

Ibaneis pede compreensão de Bolsonaro e Moro para fechar presídio federal

Publicado em CB.Poder

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), voltou a criticar a transferência de líderes de facções criminosas para a Penitenciária Federal de Brasília nesta segunda-feira (25/3). Na semana passada, Marco Willians Herbas Camacho, conhecido como Marcola, e outros três presos foram encaminhados para o presídio. Marcola chefia o Primeiro Comando da Capital (PCC). “Eu tenho criticado isso de forma muito veemente. Tenho deixado bem claro e espero que seja ouvido tanto pelo presidente Bolsonaro quanto pelo ministro Sérgio Moro”, disse o governador depois de encontro com prefeitos de várias regiões do Brasil.

O governador disse que prepara uma ação judicial, com base na Lei de Segurança Nacional, para pleitear a retirada dos líderes criminosos, mas salientou que espera ter a compreensão do presidente da República, Jair Bolsonaro, e do Ministro da Justiça, Sérgio Moro. “Estou transformando isso num documento, vou à Justiça com base na Lei de Segurança Nacional, mas gostaria muito da compreensão deles para que a transferência desses presos seja feita de forma imediata e que esse presídio federal seja fechado aqui no DF pela impossibilidade de se ter um presídio federal dentro da capital da república”, argumentou.

Segundo Ibaneis, mesmo com isolamento dos criminosos dentro do presídio, a transferência deles arrasta para a cidade uma série de problemas. “Então, eu fico com muita dificuldade de dar segurança à população do Brasil, que visita Brasília, e aos brasilienses com um preso desse quilate aqui dentro da cidade.”

No sábado, o governador já tinha atacado duramente a transferência dos criminosos, com críticas à decisão do ministro Sérgio Moro. Ele declarou que Moro “não conhece nada de segurança”.