Ibaneis Rocha
Ibaneis Rocha Minervino Júnior/CB/D.A Press. Ibaneis Rocha

Ibaneis: Lockdown no DF, na situação atual, está fora de cogitação

Publicado em GDF, Notícias

O governador Ibaneis Rocha (MDB) garantiu, nesta sexta-feira (5/6), que a possibilidade de lockdown — fechamento total das atividades — em qualquer região do Distrito Federal está fora de cogitação na situação atual.

“A possibilidade de eu decretar lockdown em qualquer cidade aqui, Ceilândia, Samambaia, Estrutural, Pôr do Sol, Sol Nascente ou qualquer outro lugar hoje é mínima”, disse o governador ao Correio. “Eu teria que estar num estado de pandemia sem capacidade de atendimento hospitalar para que eu viesse a tomar uma decisão nesse sentido”, acrescentou.

A possibilidade foi levantada depois do avanço no número de casos nas regiões citadas pelo governador. Durante a semana, o deputado distrital Chico Vigilante (PT) pediu ao emedebista que fosse decretado lockdown em Ceilândia, reduto eleitoral do parlamentar. A justificativa é de que a população estava desrespeitando as normas e as orientações sanitárias.

Além da posição do governador de não decretar lockdown neste momento, a avaliação de especialistas é de que a medida, se restrita a alguma localidade específica, não seria eficaz.