‘Rollemberg é um político que ficou no passado’, afirma Ibaneis

Publicado em CB.Poder, Eleições, GDF
Alexandre de Paula

Escolhido por mais de 630 mil eleitores do Distrito Federal no primeiro turno, o candidato do MDB ao GDF, Ibaneis Rocha, respondeu críticas e acusações do adversário no segundo turno, o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) nesta terça-feira (9/10).

Em entrevista ao programa CB.Poder — parceria do Correio com a TV Brasília —, Ibaneis rebateu afirmações feitas por seu adversário, entrevistado no mesmo programa na segunda-feira, como a de que figuras antigas da política, a exemplo do ex-vice governador Tadeu Filippelli (também do MDB), estariam por trás da sua candidatura. “Eu tenho autenticidade naquilo que faço e ninguém vai mandar em mim de maneira nenhuma. Venho para a política, mesmo num partido tradicional, para fazer a política diferente”, respondeu.

No programa (assista à integra abaixo), Ibaneis criticou o governador e disse que faltou competência a Rollemberg para gerir o DF. “Ele, sim, é um político do passado, que já ficou no passado. Ele teve mandato de toda natureza e chegou ao governo do DF e não conseguiu realizar aquilo a que se propôs”, disse. “Ele não é do ramo. Isso está mais do que comprovado.”

O ex-presidente da OAB-DF atribuiu as críticas de Rollemberg à alta rejeição ao atual governo. “Ele está procurando esse ataque rasteiro diante da baixa popularidade dele.” Ibaneis voltou a acusar o governador de produzir fake news. “Pode continuar procurando, mas não vai achar nada. Pode até inventar, mas achar não vai achar nada contra mim.”

Apesar de confirmar que está negociando apoio para o segundo turno com alguns políticos, Ibaneis disse que a aliança será com o povo e criticou adversários do primeiro turno. “Fraga já disse que se aposentou da política e acho que deveria ter se aposentado há mais tempo. Eliana fez uma opção errada. Ela se uniu ao pior que tem nesta cidade.”

Mesmo assim, Ibaneis acredita que conseguirá conquistar os eleitores dos dois candidatos. “A nossa população quer renovação. Os eleitores de Eliana e Fraga não querem Rollemberg. Eles não querem o atraso.”

O concorrente ao Palácio do Buriti avaliou como positivas as mudanças na Câmara Legislativa do Distrito Federal. “Eu vi muita gente boa sendo eleita. Alguns, mesmo fora da nossa coligação, já haviam declarado apoio a nós. Eu calculo que, com um relacionamento direto e honesto, vamos conseguir um trabalho muito interessante para o DF.” Ele assegurou que não negociará cargos com os parlamentares.

Acenos a Bolsonaro

Ao ser questionado se apoiaria algum candidato à Presidência da República, Ibaneis afirmou que está avaliando as propostas dos dois concorrentes para Brasília. “Eu quero saber primeiro qual é a proposta do candidato a presidente para a minha cidade, para a cidade que eu amo. Brasília tem um problema sério de segurança, a gente gasta muito para manter toda a estrutura aqui.”

Ibaneis, no entanto, fez elogios a Jair Bolsonaro (PSL) e afirmou que não teria problemas em apoiar qualquer um dos candidatos. “Eu me identifico com muitas das propostas dele (Bolsonaro). Ele tem propostas claras em defesa da família e da segurança que me agradam muito, mas precisa melhorar em renda e emprego.” Para ele, no primeiro turno, o DF mostrou que escolheu Bolsonaro como presidente. Agora, o candidato precisa retribuir. “Está na hora de ele dizer o que quer para Brasília.”