Faixas de Pedestres
Faixas de Pedestres Vinicius Cardoso/Esp. CB/D.A Press Faixas de Pedestres

Ibaneis cobra pintura de faixas de pedestres

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha suspendeu todos os eventos do Detran-DF enquanto houver faixas de pedestres ainda a pintar na cidade. Ele deu uma bronca ontem ao ver a montagem de um evento do órgão em frente ao Palácio do Buriti em comemoração à Semana Nacional de Trânsito. Ele telefonou para a direção do departamento com tom irritado e pediu providências: “Espero providências imediatas. Enquanto isso, não quero festa com o Detran”.  O diretor-geral adjunto, Valmir Lemos, prometeu ação imediata.

Decreto Marizelli

Um decreto do governador Ibaneis Rocha vai homenagear a soldado Marizelli Dias, que morreu em combate no último domingo, tentando apagar um incêndio em Taguatinga Norte. A partir de agora, filhos de servidores das forças de segurança — Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros – que perderam a vida em serviço terão prioridade na matrícula em escolas públicas com gestão compartilhada com a PM. Ibaneis ficou muito sensibilizado com a história da bombeira que estudou para passar em concurso enquanto cuidava de dois filhos pequenos, hoje com quatro e cinco anos. “Vou ajudar essas crianças”, disse à coluna.

Bombeiros do DF vão atuar em incêndios de Mato Grosso do Sul

Trinta bombeiros do Distrito Federal serão cedidos temporariamente para ajudar nos esforços de contenção dos incêndios florestais de Mato Grosso do Sul. O pedido foi feito pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB) a Ibaneis Rocha.

Site para defesa de Adriana Villela

Na preparação para o julgamento no Tribunal do Júri de Brasília, previsto para começar na próxima segunda-feira, a arquiteta Adriana Villela contratou uma equipe de jornalistas para municiar a imprensa com dados relacionados à defesa. Um time profissional que criou até um site com informações instalado no endereço www.ocrimeda113sul.com.br. Adriana foi denunciada como mandante do assassinato dos pais, o ex-ministro José Guilherme Villela e Maria Villela, e a funcionária da casa, Francisca Nascimento Silva.

Case de sucesso

A advogada Ilka Teodoro será a única administradora regional a atuar como instrutora no treinamento de “Formação e boas práticas para administradores regionais”, que a Escola de Governo do GDF promove hoje. Ela vai apresentar o case administração regional de Brasília. Na avaliação dos gestores públicos, os protocolos definidos por Ilka para licenciamento de eventos e para os estudos de viabilidade podem ajudar os demais administradores.

Previdência vai parar na Justiça

A reforma da Previdência parece estar longe do fim. O deputado federal Professor Israel (PV-DF) entrou ontem com Mandado de Segurança para impedir que o texto da proposta seja promulgado pelo Congresso sem a revisão dos deputados. O parlamentar aponta indícios de inconstitucionalidade na tramitação sem o aval da Câmara. “A Constituição é clara quanto ao assunto. O mesmo texto tem que ser aprovado nas duas Casas. Se mudar no Senado, tem que voltar para a Câmara”, afirma Professor Israel. Para dar celeridade às votações, os senadores combinaram de apresentar apenas emendas supressivas ao texto aprovado pela Câmara. Segundo Israel, “mesmo a retirada de pequenos fragmentos são capazes de alterar todo o sentido do texto”. O pedido de liminar deve ser julgado pelo STF nas próximas 48h. Se aceito, o Senado terá 15 dias úteis (após a intimação) para se manifestar contra a decisão.

Parceria para juventude

Uma parceria entre o BRB e a Secretaria de Juventude vai possibilitar a abertura de linha de microcrédito para jovens empreendedores. Jovens entre 15 e 29 anos são a maior parcela da população no DF. São 900 mil pessoas, quase um terço dos moradores da capital. O acordo com o secretário da área, Léo Bijos, foi anunciado ontem pelo presidente do banco, Paulo Henrique Costa, no almoço promovido pelos empresários da Lide, organizado por Paulo Octávio, que
coordena o grupo.

Nova composição do Conselho Superior da Procuradoria-geral

Os procuradores Zélio Maia da Rocha (foto), Lucas Terto Ferreira Vieira, Tassiana Araújo Tenório, Hugo Fidelis Batista e Djacir Cavalcanti de Arruda Filho foram eleitos ontem para o Conselho Superior da Procuradoria-geral do DF. O órgão tem entre as atribuições deliberações de julgamentos dos processos disciplinares dos procuradores. Com 95 votos, Zélio Maia foi o mais votado. Lucas Terto ficou com 89 votos. Em seguida: Tassiana (80 votos), Hugo (80 votos) e Djacir Arruda (74 votos).

Lista da OAB homologada

Com decisão judicial favorável, a OAB-DF homologou ontem a lista sêxtupla para a disputa à vaga do quinto constitucional de desembargador. Os nomes serão agora encaminhados para votação pelo Pleno do Tribunal de Justiça do DF.