Ibaneis apresenta a Mandetta nomes cotados para a Secretaria de Saúde

Publicado em CB.Poder

O governador eleito Ibaneis Rocha (MDB) reuniu-se, na manhã desta terça-feira (27/11), com o ministro da Saúde de Jair Bolsonaro (PSL), o deputado federal Luiz Henrique Mandetta (DEM-RS). No café da manhã, realizado na casa do emedebista, o futuro chefe do Palácio do Buriti apresentou os cotados para o comando da pasta responsável pela assistência médica no Distrito Federal e pediu recursos para reformas de hospitais.

 

Ibaneis pretende anunciar, nesta quarta-feira (28), o escolhido para chefiar a Secretaria. “Devo realizar uma reunião com o núcleo de saúde da equipe de transição e, logo depois, oficializar a decisão”, disse ao Correio. “O futuro ministro sugeriu um perfil técnico”, complementou o emedebista, sem citar nomes.

 

Nos bastidores, muitas são as possibilidades ventiladas. Entre os integrantes da lista, constam o médico do Hospital Regional da Asa Norte (Hran) Adriano Guimarães Ibiapina; o vice-presidente do Sindicato dos Médicos do DF (SindMédico), Carlos Fernando da Silva; e o secretário-executivo do Ministério da Saúde Adeilson Loureiro. 

 

Em relação aos subsídios para a implementação de melhorias na infraestrutura dos centros médicos, Mandetta assegurou que realizaria um levantamento sobre quanto poderia ser alocado para o setor e pediu que o governador eleito elencasse cinco prioridades — Ibaneis fez menção ao Base e aos Hospitais Regionais de Ceilândia, Taguatinga, Planaltina e do Gama. “Tudo é urgente, mas estes são os que estão em situação mais dramática”, afirmou.

 

Pela manhã, o futuro chefe do Executivo local ainda tratou da saúde pública em reunião com deputados distritais, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). Ibaneis pediu aos parlamentares a destinação de verba para a reforma dos demais hospitais da rede, por meio do protocolo de emendas à Lei Orçamentária Anual (LOA) 2019.

 

Combate à violência contra a mulher

 

A convite do presidente da República Michel Temer (MDB), Ibaneis participou, no Palácio do Planalto, de uma cerimônia de assinatura do decreto que institui o Sistema Nacional de Políticas para as Mulheres (Sinapom) e do Plano Nacional de Enfrentamento à Violência Doméstica contra a Mulher (PNaVid).

 

O planejamento integra a campanha “Você tem voz”, do governo federal, realizada por meio do Ministério dos Direitos Humanos. Segundo Gustavo Rocha, atual titular do órgão e anunciado secretário de Justiça do DF, a proposta, lançada domingo na internet, acumula mais de 400 mil acessos.