Direção do MDB
Direção do MDB Direção do MDB

Humor do eleitorado nas urnas em 2020 vai indicar o rumo do MDB

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

As eleições municipais do próximo ano serão um qualifying para o futuro político do governador Ibaneis Rocha (MDB). Com antigos caciques nacionais do MDB fora do jogo político, ele se tornou um nome mais forte na legenda. Como a coluna mostrou ao longo da semana passada, Ibaneis já começou a participar de eventos em municípios administrados por seu partido, principalmente onde há potenciais candidatos à reeleição. Esteve em Petrolina e confirmou presença amanhã em Cuiabá. Ibaneis defende um projeto de poder alternativo a Lula e Bolsonaro que se fortalecerá se o MDB conseguir votação expressiva nas prefeituras. O humor do eleitorado nas urnas em 2020, mais à direita, à esquerda, ou moderado, vai indicar o rumo do MDB.

CPI do Feminicídio desfalcada

Sem a presidente, Telma Rufino (Pros), que deixou a Câmara com o retorno de Fernando Fernandes ao mandato, a CPI do Feminicídio começa capenga. Apenas uma mulher, a deputada Arlete Sampaio (PT), está na composição. É preciso definir quem vai para a presidência e se o Deputado Hermeto (MDB) será membro. Em meio a uma separação conflituosa da mulher que o acusa de agressão, Hermeto deseja participar das investigações.

Expectativa na PM

A semana será de expectativa para policiais e bombeiros militares com a proposta de reajuste equiparado aos de policiais civis. Várias planilhas circulam entre integrantes das forças de segurança. Mas vale o que chegar à mão do presidente Jair Bolsonaro.

Elogios

O secretário de Governo, José Humberto Pires, tem conquistado elogios até da oposição. Em entrevista ao programa CB.Poder na última segunda-feira, a deputada Arlete Sampaio (PT) comentou a eficiência do braço direito do governador Ibaneis Rocha (MDB).

Mandou bem

A brasiliense Ana Paula Nunes pode ser a primeira astronauta brasileira. Engenheira aeroespacial formada na UnB, ela faz mestrado na China e foi selecionada para integrar missão que simula ambiente lunar.

Mandou mal

A Embaixada da Rússia em Londres cometeu uma gafe ao publicar foto do ex-presidente Michel Temer no lugar do atual, Jair Bolsonaro, numa referência à Cúpula do Brics em Brasília.

A pergunta que não quer calar….

O presidente do STF, Dias Toffoli, pode ter acesso a dados de mais de seis mil contribuintes sem uma justificativa legal?

As mulheres no marketing político

Com dois painéis sobre mandatos midiáticos e mobilização, será realizado, nesta segunda-feira, o “Fórum Política por Elas”. O objetivo é debater e ampliar o entendimento e a visibilidade do mercado de profissionais de assessoria, marketing e comunicação política, além dos desafios a serem superados por mulheres que atuam nessa área. A iniciativa é organizada pela escola de marketing político Presença On-line, com o apoio do gabinete da deputada federal Perpétua Almeida, da Associação Brasileira dos Profissionais de Comunicação e Marketing Político (Abracomp) e do Correio Braziliense. O evento será realizado no plenário 1 do Anexo II da Câmara dos Deputados e as inscrições são gratuitas no endereço politicaporelas.com.br.

“Quero agradecer de coração toda solidariedade que tenho recebido. Aqui e no mundo inteiro. Nunca imaginei essa acolhida. Até brinquei que estava mais popular no mundo do que o presidente eleito”

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

“Lula sofre de amnésia seletiva. Derrotei seu pupilo Fernando Haddad em SP, mesmo com o apoio dele. Isso ele não lembra. Pausa e menopausa é a passagem do Lula pela cadeia. Quando você menos esperar, ele volta: para o presídio”

Governador de São Paulo, João Doria (PSDB)