Hospital da PM
Hospital da PM Kléber Sales/CB/D.A Press Hospital da PM

Hospital da PM vira unidade de atendimento de todas as forças de segurança

Publicado em CB.Poder
Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu delegar à Secretaria de Segurança Pública do DF as providências para a implantação do Hospital da Segurança Pública, para atendimento médico de todas as forças policiais: militares, civis e integrantes do Corpo de Bombeiros do DF. O prédio no Setor Policial Sul, inaugurado em dezembro de 2014, com aproximadamente 11 mil metros quadrados, era destinado apenas aos militares. Foi construído, assim, anexo ao quartel do comando-geral da PMDF. Mas Ibaneis quer ampliar a sua utilização, considerando que a unidade tem capacidade para atendimento ambulatorial, cirúrgico de emergência, emergência e UTI, com 100 leitos de internação e possibilidade de receber 300 pacientes por dia em mais de 17 especialidades médicas. Na decisão, Ibaneis considerou que a PMDF não conseguiu implementar um contrato de gestão para o hospital que estaria subutilizado há quatro anos. A Secretaria de Saúde ficou encarregada dessa parte. Em 30 dias, a pasta terá de apresentar um estudo sobre a vantagem de entregar a unidade à iniciativa privada, por meio de uma organização social (OS).

Justiça para ajudar o cidadão

O GDF conseguiu ontem três decisões importantes para evitar que a greve geral, marcada para hoje, prejudique a população, relacionadas ao transporte público e à coleta de lixo.

Três poderes na posse do novo chefe do MP junto ao TCDF

Foi prestigiada com a presença dos chefes dos três poderes a posse do novo procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Marcos Felipe Pinheiro Lima. O governador Ibaneis Rocha (MDB) que o nomeou, o presidente da Câmara Legislativa, Rafael Prudente (MDB), e o presidente do Tribunal de Justiça do DF, desembargador Romão Cícero, estavam presentes no sucessor da procuradora Cláudia Fernanda Pereira, chefe do órgão nos últimos quatro anos. Todos os conselheiros também participaram, inclusive a presidente do TCDF, Anilcéia Machado.

Primeiro lugar no concurso

Marcos Felipe é o mais recente membro do MP de Contas. Ele ingressou na carreira em setembro de 2013, após aprovação em primeiro lugar no concurso público. Antes disso, atuou como advogado, analista de finanças e controle da Controladoria-geral da União (CGU) e assessor da Presidência e Vice-presidência do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Contato semanal

Na posse do novo procurador-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Marcos Felipe Pinheiro Lima, o governador Ibaneis Rocha (MDB), contou que tem mantido contatos semanais com a procuradora-geral de Justiça do DF, Fabiana Costa.

Homenagem

Será hoje às 15h a homenagem, proposta pelo líder do governo na Câmara Legislativa, Cláudio Abrantes (PDT), aos profissionais que atuaram na cirurgia de separação das siamesas Mel e Lis. A presença das gêmeas é esperada pelos distritais.

A pergunta que não quer calar….

Existe uma campanha em curso para desmoralizar a Operação Lava-Jato?

Em recuperação

O diretor-geral do Detran/DF, Alírio Neto, deve se submeter hoje a um procedimento no coração, similar a um cateterismo. Por uma veia da região da virilha, um cateter é introduzido até o coração. A intenção é fechar o forame oval patente, um orifício que comunica o lado direito com o esquerdo do coração, que pode ter provocado o AVC que Alírio sofreu. Um especialista de São Paulo vem a Brasília para realizar o procedimento. Alírio está animado, sem sequelas, na UTI do Hospital Sírio-Libanês. Candidato a vice na chapa encabeçada por Eliana Pedrosa (Pros) na última eleição, ele passou mal cerca de 10 dias depois de tomar posse no cargo no governo.

Correndo contra a corrupção

Para os apaixonados por corridas de rua, vem aí uma com uma causa nobre: o combate à corrupção. Organizada pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), a prova está marcada para 11 de agosto, às 8h, na Esplanada dos Ministérios. “É uma corrida cívica por uma Polícia Federal forte e um país sem corrupção”, afirma Luciano Leiro, Diretor Regional da ADPF no Distrito Federal e organizador da prova. Não tem desculpa para não participar. Os corredores podem escolher entre quatro categorias: 6 km e 12 km, caminhada de 3 km, kids (com três percursos de 200, 300 e 400 m para os pequenos de 4 a 10 anos), além do percurso de 6 km e 12 km para pessoas com deficiência física. Inscrições na Central da Corrida, por R$ 50 no primeiro lote: www.centraldacorrida.com.br/corridacontracorrupcao-4edicao