Governador Rollemberg contesta OAB-DF: “Esperamos uma postura responsável”

Publicado em Sem categoria

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) rebateu a nota do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB-DF), Juliano Costa Couto, sobre a violência na capital. O comandante da instituição afirmou que a segurança pública do DF está “fora dos eixos”, além de cobrar do GDF um planejamento com “menos fogos de artifício e mais trabalho”.

Para o chefe do Executivo local, “essa tragédia (assassinato de um pai na porta da escola esta semana) não justifica e nem autoriza ilações ou insinuações desrespeitosas ao trabalho que vem sendo desenvolvido por toda equipe da segurança pública”. O socialista discorda da afirmação de Costa Couto: “Em nenhum momento soltamos fogos de artifício para comemorar os avanços, e estamos longe de onde queremos chegar, mas os números são públicos, já foram amplamente divulgados, e  expressam o resultado do mencionado “planejamento estratégico e efetivo de enfrentamento da criminalidade”.

Por fim, Rollemberg cobra uma “postura respeitosa, responsável e coerente” da OAB-DF.

 

Confira a nota completa do governador:

Presidente Juliano,

é salutar que a OAB esteja disposta a colaborar no debate sobre uma Política de segurança pública para a cidade, mas o governo espera da casa da advocacia um debate construtivo e responsável.
Como todos  os cidadãos do DF também estamos consternados e indignados com o brutal assassinato de um pai de família na porta de uma escola.

Essa tragédia, no entanto, não justifica e nem autoriza ilações ou insinuações desrespeitosas ao trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe da segurança pública.
Em nenhum momento soltamos fogos de artifício para comemorar os avanços, e estamos longe de onde queremos chegar, mas os números são públicos, já foram amplamente divulgados, e  expressam o resultado do mencionado “planejamento estratégico e efetivo de enfrentamento da criminalidade”.

Em 2015, tivemos o menor índice de homicídios por 100 mil habitantes dos últimos 22 anos. Em relação a 2014 reduzimos os roubos a comércio em 30%, roubos de automóveis em 32% e casos de estupros em 19%.

Embora tenhamos reduzido os principais indicadores de violência, sabemos que precisamos avançar muito mais na construção de uma cultura de paz.

Esperamos da OAB uma postura respeitosa, responsável, e coerente com sua trajetória de construção da democracia em nosso país.

Estamos à disposição para o diálogo franco e aberto para a construção de dias melhores para nossa cidade”.