Cela Papuda Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. cela na Papuda

GDF vai investir cerca de R$ 5,8 milhões na implementação de lavanderias em unidades prisionais

Publicado em CB.Poder

A Subsecretaria do Sistema Penitenciário (Sesipe) instaurou, nesta sexta-feira (05/07), pregão eletrônico para a compra de máquinas lavadoras e secadoras, carros para transporte de roupas, mesas metálicas e balanças eletrônicas com plataforma para os presídios da capital. O valor estimado para as aquisições é de R$ 5,8 milhões.

 

A implementação das lavanderias de uso exclusivo dos internos no sistema brasiliense é inédita. De acordo com a Sesipe, atualmente, cada detento é responsável pela higiene dos seus objetos pessoais. “Eles lavam as próprias roupas e as colocam para secar durante o banho de sol, realizado diariamente”, informa a nota da pasta. 

 

A presidente da Associação de Familiares de Internos e Internas do Sistema Penitenciário do DF e Entorno (Afisp-DFE), Alessandra Paes, afirma que a medida tende a diminuir problemas das penitenciárias, como o mofo. “Em quase todas as unidades prisionais, os detentos lavam as roupas e as colocam para secar na própria cela, onde não há espaço adequado para a secagem. Com a umidade, o mofo se alastra e, consequentemente, a insalubridade também”, argumentou.

 

Para a presidente da entidade, a implementação das lavanderias ainda pode contribuir para a diminuição de problemas de saúde no sistema. “Com o mofo, muitos detentos contraem doenças respiratórias e de pele.”, lembrou Alessandra. “A reserva de um lugar adequado para a lavagem e secagem é, sem dúvidas, um método preventivo”, completou.

 

O Sistema Penitenciário da capital abriga quase 17 mil presos. Os detentos usam roupas brancas providenciadas pelas famílias, pois a Sesipe não disponibiliza uniformes.  

 

Conforme o pregão eletrônico publicado no Diário Oficial do DF (DODF), as empresas interessadas devem apresentar as propostas em 17 de julho. O prazo para a entrega dos materiais é de 30 dias a partir da assinatura do contrato com o GDF.