metro habilita empresa indiciada na CPI
metro habilita empresa indiciada na CPI Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press metro habilita empresa indiciada na CPI

Governo amplia prazo para estudos de concessão do metrô à iniciativa privada

Publicado em CB.Poder

A Secretaria de Transporte e Mobilidade ampliou em 15 dias o prazo para que empresas interessadas em operar o metrô do Distrito Federal apresentem projetos e estudos. Segundo a pasta, houve pedidos para aumento do prazo de entrega das manifestações de interesse. A parceria público-privada (PPP) do metrô é considerada prioritária para o governo, que aponta o alto custo do sistema.

 

No ano passado, o GDF gastou R$ 233 milhões para manter o sistema metroviário em operação. A folha de pagamentos representou 135% da receita operacional da companhia. Funcionários do metrô são contra a concessão dos serviços à iniciativa privada e reforçaram a greve da categoria diante do lançamento do edital de chamamento da PPP.

 

O documento havia sido lançado em 3 de maio, com prazo de 30 dias corridos para a entrega. O edital prevê a “apresentação de projetos, levantamentos, e estudos para modelagem técnica, operacional, econômico-financeira e jurídica referentes à concessão para gestão, operação, manutenção e eventual expansão dos serviços de transporte metroviário do Distrito Federal”.