Crédito: Reprodução/Twitter

Francisco Araújo comandará Instituto responsável por hospitais e UPAs

Publicado em CB.Poder

O Conselho de Administração do Instituto Hospital de Base do Distrito Federal (IHBDF) aprovou, nesta quarta-feira (30/01), o nome de Francisco Araújo Filho para o cargo de diretor-presidente da entidade. Nos próximos dias, a instituição passará a se chamar Instituto de Gestão Estratégica da Saúde (IGESDF) e comandará, além do Base, o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) e as seis Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do DF. As mudanças estão previstas em projeto aprovado na Câmara Legislativa e valerão a partir da sanção da lei pelo governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

Entre os 11 integrantes do Conselho de Administração, sete votaram a favor da escolha de Francisco, dois posicionaram-se de forma contrária e outros dois optaram pela abstenção.  Ele atua, hoje, como secretário-adjunto de Gestão da Secretaria de Saúde. Na Universidade Federal de Alagoas (UFAL), formou-se em Serviço Social e obteve especialização em Gestão e Saúde Pública.

 

Para assumir o mandato de dois anos, Francisco ainda precisa ser nomeado pelo chefe do Palácio do Buriti. O subsecretário entrará no lugar de Dulcilene Xavier, diretora-presidente interina do Instituto desde que o titular, Ismael Alexandrino, deixou o cargo, no início do ano, para comandar a Secretaria de Saúde do Estado de Goiás.

 

Francisco acumula cargos na administração pública. Entre 1998 e 2005, foi secretário Municipal de Saúde de Cajueiro, em Alagoas — no local, também atuou como vereador. De 2009 a 2012, chefiou a Secretaria Municipal de Assistência Social de Maceió. De 2015 a 2018, ocupou o cargo de de Técnico da Secretaria de Comunicação da Câmara dos Deputados. Ainda no ano passado, exerceu a função de Diretor de Risco e Reabilitação Urbana do Ministério das Cidades.

 

O currículo do futuro diretor-geral do Instituto indica, ainda, que Francisco lecionou no curso de atualização em Gestão Municipal, na UFAL, e foi consultor de Gestão Pública em uma empresa da iniciativa privada.

 

Polêmica

 

Antes de Francisco Araújo Filho, o nome cotado para o comando do Instituto era o da subsecretária de Atenção Integral à Saúde, Renata Rainha. Formada em medicina pela Universidade Católica de Brasília, ela é filha do conselheiro do Tribunal de Contas do DF (TCDF) Renato Rainha. O governador desistiu de indicá-la ao posto devido às restrições do estatuto do IHBDF.

 

O documento proíbe a indicação, à Diretoria Executiva, ao Conselho de Administração e ao Conselho Fiscal, de pessoas cujos parentes sejam dirigentes estatutários de partidos políticos; tenham atuado, nos últimos 36 meses, como participantes de estrutura decisória da siglas; ou trabalhado em ações vinculadas à organização, estruturação e realização de campanha eleitoral.

 

Mãe de Renata, Rose Rainha é filiada ao MDB-DF e próxima ao governador Ibaneis Rocha, seu correligionário. À época da corrida eleitoral, quando o atual chefe do Buriti ainda não havia decidido se candidatar, era cotada para assumir a Vice-Governadoria da chapa de Jofran Frejat (PR). Ademais, Rose preside a Fundação Ulysses Guimarães, vinculada à legenda emedebista.