Fernando Leite Caesb
Fernando Leite Caesb Mary Leal/ Divulgação Fernando Leite Caesb

Fernando Leite volta ao comando da Caesb na gestão Ibaneis

Publicado em CB.Poder

PEDRO GRIGORI

O engenheiro elétrico Fernando Leite voltará à presidência da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb) a partir de 2019. Responsável pela comando da companhia entre 2000 e 2011 — entre as gestão do ex-governador Joaquim Roriz, Maria de Lourdes Abadia, à época no PSDB, José Arruda (DEM), Wilson Lima (PR) e Rogério Rosso (PSD), ele iniciou as obras do sistema de Corumbá IV, com inauguração prevista para dezembro deste ano.

Leite é filiado ao MDB, nasceu em Belo Horizonte e vive no DF desde 1977, ano em que começou a trabalhar como estagiário na CEB, companhia que chegou a liderar. Neste ano, Leite foi cotado para a vice-governadoria na chapa de Jofran Frejat (PR), o qual desistiu da candidatura. Depois, integrou o time de Ibaneis Rocha (MDB), trabalhando na elaboração do plano de governo do correligionário.

Desde a campanha, o nome de Leite era cotado para o cargo, mas a confirmação da nomeação só ocorreu nesta segunda-feira (19/11), por meio da assessoria de imprensa de Ibaneis. A reportagem procurou Fernando Leite, que só falará com a imprensa em coletiva na manhã desta terça-feira no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), sede do governo de transição.

O futuro presidente da Caesb ficará responsável por decidir, junto a Ibaneis, os próximos passos no combate a escassez hídrica no Distrito Federal. Entre os planos prioritários está a execução de Corumbá IV, viabilizar a captação permanente do Lago Paranoá, buscar uma nova via para o abastecimento de água da região norte do DF e executar obras para garantir que toda população da capital federal tenha acesso a esgoto tratado.