Faltam profissionais na rede pública e o governo libera viagens de médicos ao exterior

Publicado em Sem categoria

Enquanto faltam profissionais na rede pública de saúde do Distrito Federal, médicos e enfermeiros estão a caminho dos Estados Unidos, Dinamarca, Colômbia e Espanha sem desconto do salário.

Só hoje no Diário Oficial do DF, a Casa Civil abona o ponto de 10 profissionais da saúde que vão embarcar para viagens ao exterior, para participarem de simpósios e cursos.

Profissionais da saúde precisam se reciclar e trocar experiências com colegas da área. Mas o que chama a atenção neste momento é a carência de pessoal, declarada pelo próprio governo, como causa de mau atendimento.

A resposta do GDF para o pedido de socorro do médico que teve um surto no Hospital de Base foi: existe um deficit de pessoal e não há como contratar novos médicos ou enfermeiros por limites impostos pela Lei de Responsabilidade Fiscal.

A Secretaria de Saúde informou hoje (23) que não tinha conhecimento da liberação de médicos para qualificação de médicos. Segundo a assessoria, apenas dois profissionais foram liberados para estudos.