Crédito: Renato Alves

“Falta vontade política”, diz futuro secretário de Agricultura sobre regularização fundiária

Publicado em CB.Poder

ALEXANDRE DE PAULA

 

O futuro secretário de Agricultura Dilson Resende afirmou, nesta terça-feira (20/11), que é preciso mais vontade política para impulsionar a regularização fundiária de áreas rurais do Distrito Federal. Para ele, a legislação atual é suficiente para a questão, mas falta segurança jurídica. “O processo hoje não anda porque há descrédito dos produtores em relação a isso. A procura pelo processo de regularização é aquém da quantidade de pessoas que necessitam”, disse. “Todos precisam voltar a acreditar que o governo está imbuído no processo de regularização”, completou.

 

Segundo o secretário, a equipe de transição do governo estuda a criação de novas linhas de crédito para produtores rurais por meio do BRB. A intenção de Ibaneis Rocha (MDB) é transformar o órgão em um banco de fomento e apoio.

 

Resende comentou também os choques entre Meio Ambiente e Agricultura, áreas que, segundo ele, precisam se complementar. “O desenvolvimento não pode andar separado da preservação. Mas, hoje, existe insegurança do produtor nos processos de licenciamento”, argumentou. “A gente precisa chegar em um meio termo, no qual os processos de licenciamento sejam compatíveis com os investimentos e haja entendimento entre as duas partes”, completou.

 

Perfil

 

Dilson Resende foi o secretário-adjunto de Agricultura no governo de José Roberto Arruda (PR), além de comandar a subsecretaria de Regularização Fundiária no início da gestão de Rodrigo Rollemberg (PSB). Atuou também como presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Distrito Federal (Emater-DF). Zootecnista, Dilson entrou na Emater em 1991.