gabriela_rollemberg Crédito: Facebook/Reprodução

Entidades querem compromisso dos candidatos à Presidência de adoção de medidas em favor da pauta das mulheres

Publicado em CB.Poder

O movimento Mulheres que Pensam o Brasil, conduzido pela Quero Você Eleita, Instituto Global ESG, Elas Pedem Vista, Elas no Poder, entre outras instituições, inicia, hoje (28/07), a entrega oficial da Carta das Mulheres para a Política aos pré-candidatos à Presidência da República.

 

O médico, escritor e pré-candidato Augusto Cury (Avante) será o primeiro a receber o documento, elaborado de forma colaborativa por mais de 400 lideranças e 80 instituições. Suprapartidária, a iniciativa reúne 22 diretrizes prioritárias, tais como: reserva obrigatória de 30% de assentos para mulheres nos parlamentos; paridade de gênero no Executivo (50% nos ministérios) e indicação de mulheres aos tribunais superiores; criação de mecanismos rígidos contra a violência política de gênero; e fortalecimento da Política Nacional de Cuidados e regulação dos impactos das apostas on-line (bets).

 

“A Carta é uma construção coletiva da sociedade civil. Vamos entregar o documento a todas as candidaturas presidenciais para registrar quem realmente está disposto a assumir compromissos concretos com a maioria da população no plano de governo”, destaca a advogada e cientista política Gabriela Rollemberg, idealizadora do projeto.

 

As entregas serão documentadas publicamente até 15 de agosto, data final para o registro de candidaturas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).