Chineses interessados no Metrô
Chineses interessados no Metrô Renato Alves/Agência Brasília Chineses interessados no Metrô

Empresários chineses manifestam interesse pelo Metrô

Publicado em CB.Poder

Representantes de um consórcio chinês se encontraram, nesta terça-feira (25), com o governador Ibaneis Rocha (MDB) e integrantes do primeiro escalão do GDF. Na pauta, a proposta de concessão do Metrô-DF para a iniciativa privada. Os chineses demonstraram interesse na empreitada e devem participar do processo de apresentação de projetos.

Os empresários estrangeiros propuseram a reunião para se apresentar e reafirmar o desejo de construir uma proposta, de acordo com o secretário de Mobilidade e Transporte do DF, Valter Casimiro. “Eles queriam mostrar o tamanho da empresa, e a vasta experiência na construção e na venda de equipamento de material rodante, além de dizer que querem apresentar um projeto para o Metrô”, conta.

Os chineses que participaram da reunião de hoje são representantes dos grupos CREC e CRRC. O primeiro é especializado em construções e projetos, já o segundo tem atuação focada na fabricação de trens. As companhias têm negócios no Brasil e demonstraram a intenção de expandi-los, segundo o GDF. “Eles quiseram nos falar que, por já estarem no Brasil, também gostariam de investir no projeto do Metrô. Por isso, sugerimos também que eles participassem da licitação do VLT da W3, que está em fase de projetos”, contou o chefe da pasta.

Segundo Casimiro, a conversa foi bastante inicial e não tratou de detalhes operacionais. Ele destaca que o grupo é apenas um dos que manifestaram interesse em apresentar projetos para o Metrô-DF. “Até agora, 13 empresas se apresentaram, mas o próximo passo é que elas apresentem projetos e não se pode dizer que todas de fato concretizarão isso”, ressalta.

O edital com o chamamento para a apresentação de estudos de empresas interessadas em assumir o metrô foi publicado no início de maio. O secretário destaca que o processo é longo e conta com várias etapas. “Agora, nós definiremos as empresas habilitadas e daremos 120 dias para que as empresas apresentem esses estudos. Depois, o projeto escolhido tem de passar pelo TCDF e pela Câmara Legislativa. Só então, podemos abrir licitação para escolher a empresa que gerenciará”, detalhou.

Greve e privatizações

O processo de concessão do Metrô à iniciativa privada teve início em meio à paralisação de servidores da empresa. A categoria está parada desde 2 de maio e o movimento não tem previsão de acabar, uma vez que ainda não houve acordo entre sindicalistas e a direção.

A tentativa também faz parte de uma onda de privatização de empresas públicas do DF. O governador Ibaneis Rocha (MDB) já deixou claro a intenção de transferir a gestão de companhias como a CEB Distribuição e a Caesb. No caso da CEB, a proposta foi aprovada recentemente em reunião de acionistas.