Empresário do DF é preso sob suspeita de corrupção em município de Santa Catarina

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O empresário Antônio Venâncio da Silva Júnior foi preso nesta manhã (13/06) durante o cumprimento de mandados da Operação Falta D’Água, realizada em vários estados sob a coordenação do Ministério Público do Estado de Santa Catarina (MPSC), com apoio no DF do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios e da Polícia Civil.

 

Em foco, suspeitas de desvios de recursos públicos da Secretaria de Saneamento Básico do Município de Navegantes, em Santa Catarina.

 

A operação cumpriu, em vários estados do Brasil, 22 mandados de busca e apreensão e 5 de prisão temporária.

 

Antônio Venâncio da Silva Júnior é apontado como sócio da empresa AVS Importações e Exportações que mantém contratos com o município. Em meio à suspeita de desvios de recursos que deveriam ser destinados a investimentos, Navegantes enfrenta problemas de falta de água.

 

Além da prisão do sócio, a Operação Falta D’Água realizou busca e apreensão na empresa AVS, prestadora de serviços de compra e venda de hidrômetros para a secretaria de Saneamento de Navegantes.

 

Segundo o Ministério Público, há indícios de envolvimento de um ex-secretário nos desvios de recursos.

 

A investigação apontou que a AVS recebia recursos dos contratos, expedia notas fiscais nesses valores, mas entregava mercadorias em quantidade inferior. A suspeita é de que a diferença era paga em dinheiro na conta do secretário sob investigação.

 

Do MPDFT, participaram os promotores do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e do Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI).

 

A Coordenação Especial de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e aos Crimes Contra à Administração Pública (Cecor) também prestou apoio.