UPA
UPA Ceilândia Crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press UPA Ceilândia

Empresa que construiu alojamento da base do Flamengo é investigada no esquema das UPAs

Publicado em CB.Poder

Coluna Eixo Capital/Por Ana Maria Campos

Uma das empresas sob investigação na Operação Container e que foi alvo de busca e apreensão, está a NHJ do Brasil Containers Ltda., a mesma que forneceu o material para a construção do alojamento do time de base do Flamengo, onde ocorreu o incêndio, em fevereiro, que matou 10 atletas adolescentes. Segundo o Ministério Público, existem evidências de que a empresa participou de conluio com a empresa que forneceu as UPAs para realizar as fraudes.

Preso novamente

Alvo de ações criminais e de improbidade administrativa, o ex-secretário de Saúde Rafael Barbosa foi preso ontem pela segunda vez, sob acusação de participar de um esquema de fraude em licitação e contratos irregulares para a montagem de UPAs, na Operação Container, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), com a ajuda dos policiais civis da Coordenação de Combate à Corrupção, ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (CECOR). A prisão é preventiva e não há data para a liberação. Da outra vez, na Operação Conexão Brasília, Barbosa passou duas semanas preso, até obter um habeas corpus no STJ. O médico foi um dos principais integrantes do governo de Agnelo Queiroz e disputou uma vaga de deputado federal em 2014 pelo MDB. Foi também secretário executivo do Ministério do Esporte. No ano passado, participou da elaboração do programa de governo na área de saúde da pré-campanha de Alírio Neto (PTB).

Outra ação

Preso também ontem na Operação Container, o ex-subsecretário de Saúde Fernando Antunes, ex-presidente do PPS/DF, é alvo de uma outra investigação da força-tarefa da saúde do Ministério Público do DF, a Operação Genebra, deflagrada em 2017. Ele foi denunciado por supostamente favorecer a Cruz Vermelha de Petrópolis na contratação para fornecimento de UPAs.

Prazo para explicações

O voto de Minerva da presidente do Tribunal de Contas do DF, Anilcéia Machado, desempatou a decisão sobre a ocupação do Centro Administrativo do DF (Centrad), questionada pelo Ministério Público de Contas. Os conselheiros Inácio Magalhães, Manoel de Andrade e Paiva Martins negaram a liminar para suspender a transferência dos órgãos públicos para o complexo em Taguatinga e os conselheiros Renato Rainha, Paulo Tadeu e Márcio Michel se posicionaram a favor da medida cautelar. Mas, na prática, a mudança está suspensa porque o TCDF abriu prazo de três dias para que o Executivo apresente explicações sobre a intenção de ocupar o Centrad imediatamente, mesmo sem alvará de funcionamento e com tantos questionamentos do Ministério Público na Operação Lava-Jato.

Faltam peritos criminais e concurso está empacado

Nas mãos do conselheiro Márcio Michel, do Tribunal de Contas do DF, processo que trata do concurso para peritos criminais da Polícia Civil do DF está sob questionamentos. Uma decisão judicial do Tribunal de Justiça do DF suspendeu atos que resultaram na contratação de 15 peritos. Com isso, a Justiça encaminhou os autos ao TCDF para avaliação sobre como proceder nessa situação. Tudo isso ocorre em meio a uma escassez profissional. Há mais de 225 cargos vagos no quadro de peritos criminais, correspondentes a cerca de 55% do quadro total de pessoal na carreira.

Voto de confiança

Os sindicatos de policiais civis, Sinpol e Sindepo, deram um voto de confiança ao governador Ibaneis Rocha na articulação política com o governo federal para a concessão do reajuste correspondente à paridade com os salários da Polícia Federal. Nas assembleias de ontem, as categorias decidiram manter a fé de que o aumento de 37% vai sair, apesar das dificuldades financeiras dos cofres públicos.

Balanço

O governador Ibaneis Rocha participa hoje de jantar oferecido pelo Sindicato do Comércio Varejista (Sindivarejista) para apresentar um balanço sobre os primeiros 100 dias de governo.

A pergunta que não quer calar….

Nos primeiros 100 dias de governo, qual integrante do governo Ibaneis mais se destacou e qual ainda não apresentou resultados?