Rollemberg dá posse a Abadia palanque 2018
Rollemberg dá posse a Abadia palanque 2018 Foto: Dênio Simões/Agência Brasília. Rollemberg dá posse a Abadia palanque 2018

Em cerimônia com ares de palanque para 2018, Rollemberg dá posse a Maria Abadia

Publicado em CB.Poder

A ex-governadora Maria de Lourdes Abadia tomou posse nesta quarta-feira (01/11) como secretária de Projetos Estratégicos do GDF. A cerimônia de posse lotada, realizada no Palácio do Buriti, teve discursos emocionados e duros, com críticas veladas a adversários de Abadia dentro do PSDB, como o deputado federal Izalci, e a rivais políticos do governador Rodrigo Rollemberg, como o senador Cristovam Buarque (PPS). Abadia é cotada para ser candidata a vice na chapa de Rollemberg em 2018.

 

Durante o discurso, Abadia detalhou seu currículo de vida pública, que começou nos anos 1980, na gestão de Hélio Prates, quando atuou na remocao e reassentamento de favelas, especialmente em Ceilândia. Ela passou pelas gestões de Elmo Serejo, Joaquim Roriz e Cristovam Buarque.

 

A tucana falou emocionada sobre as divergências internas do PSDB e sobre as ameaças que sofreu de expulsão. O deputado federal Izalci Lucas pretende ser candidato ao Palácio do Buriti e criticou a nomeação de Abadia para o governo. “Não foi um ato de rebeldia. Quero afirmar ao PSDB que não está aqui presente que esse é um partido que ajudei a fundar”, comentou. “Sou uma tucana de bico grande e plumagem vistosa. Sempre fiz parte do diretório e nunca envergonhei meus eleitores, posso sair na rua de cabeça erguida e posso olhar nos olhos dos cidadãos. Nunca decepcionei os meus líderes”, declarou emocionada.

 

Rollemberg também fez um discurso inflamado, com ares de campanha, em que detalhou o que considera as principais realizações de seu governo. Ele também rebateu críticas de setores do PSDB a Abadia. “Se a senhora estivesse pensando em cargos e estrutura teria ido para uma secretaria muito maior, mas optou por estar perto da população. Isso é exemplo da nova política, deixar o conforto para servir a população”, afirmou Rollemberg.

 

“Quem sabe seu gesto não estimula as pessoas a saírem do discurso e entrarem na prática de realmente unir as pessoas de bem em prol da cidade”, acrescentou o governador. Recentemente, o senador Cristovam Buarque propôs um pacto de pessoas de bem para as eleições de 2018.