Crédito: Ana Rayssa
Crédito: Ana Rayssa Crédito: Ana Rayssa Crédito: Ana Rayssa

Em Ceilândia, Rollemberg promete metrô no Setor O e regularização do Pôr do Sol

Publicado em CB.Poder

Em visita a Ceilândia, maior colégio eleitoral do Distrito Federal, o governador e candidato à reeleição, Rodrigo Rollemberg (PSB), assegurou, nesta terça-feira (04/09), a expansão do metrô para o Setor O e a regularização do Setor Habitacional Pôr do Sol, área carente da região, caso vença o pleito de outubro. Na caminhada pela Avenida Hélio Prates, o socialista ouviu críticas de comerciantes quanto à precariedade das calçadas e à falta de estacionamento. Em resposta, prometeu melhorias.

 

De acordo com o chefe do Palácio do Buriti, o governo garantiu os recursos necessários à implementação da infraestrutura e regularização do Pôr do Sol, por meio de um empréstimo de U$ 100 milhões, aprovado pelo Senado Federal — o montante custeará, ainda, melhorias no sistema de tratamento de resíduos do DF. “Esse valor, muito provavelmente, não será liberado neste ano. Mas cumprimos uma etapa importante, que nos dá segurança para assumir o compromisso de realizar a legalização”, disse.

 

O projeto de construção de duas estações de metrô no Setor O, com a instalação de 2,8 km de trilhos, por sua vez, foi aprovado pelo Ministério das Cidades. O Executivo local aguarda a liberação de recursos federais para dar continuidade aos trâmites necessários ao início das obras. Hoje, os trens chegam somente até a QNN 13, ao fim da Ceilândia Norte.

 

Críticas

 

O governador peregrinou pela Avenida Hélio Prates por cerca de 1 hora e 30 minutos, acompanhado de correligionárias: a candidata ao Senado Leila do Vôlei; a distrital Luzia de Paula, cujo reduto eleitoral concentra-se na cidade; a postulante à Câmara dos Deputados Maria de Lourdes Abadia; e a ex-secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão Leany Lemos. Em paralelo, dezenas de cabos eleitorais entoavam gritos de apoio.

 

Em meio ao corpo a corpo, Rollemberg recebeu uma série de reclamações e demandas. Funcionária de um comércio da QNN 18, em Ceilândia Norte, Valdenice Guedes, 42 anos, criticou a falta de padronização entre as quadras localizadas em frente à avenida. “Do outro lado da pista, na QNM 17 [Ceilândia Sul], os carros tem acesso ao comércio, graças a estacionamento; há espaço para cadeirantes passarem; o asfalto é bem feito. Aqui, é essa bagunça”, afirmou. E emendou: “Os impostos pagos lá também são pagos aqui. Tem de existir um padrão”.

 

A Valdenice e aos demais comerciantes que levantaram a questão, o governador argumentou que todos os espaços serão revitalizados assim que iniciadas as obras para a implementação do Eixo Oeste, avenida expressa na qual transitará o BRT para a ligação entre Ceilândia e Plano Piloto. “Já temos os recursos para isso. Estamos, neste momento, ajustando o projeto para licitar”, pontuou. O valor total da intervenção gira em torno de R$ 684 milhões.

 

Moradora de Águas Lindas, Luzia Pereira de Sousa, 74 anos, apontou dificuldades de agendamento na rede pública de saúde. “Desde abril, tento consultar. Fui no Posto do Condomínio Privê [em Ceilândia], mas disseram que eu não poderia ser atendida, porque não moro lá”, explicou. Para buscar soluções para a situação, o governador anotou o contato e deu o número pessoal à senhora.   

 

A agenda de campanha de Rodrigo Rollemberg tem continuidade à noite. Por volta de 19h, o candidato encontra-se com moradores de Vicente Pires. Duas horas depois, tem reunião com apoiadores, no Lago Sul.