Liliane Roriz
Liliane Roriz Crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A. Press. Brasil. Brasília - DF. Liliane Roriz

Eliana Pedrosa e Liliane Roriz disputarão eleições pelo Pros

Publicado em CB.Poder

Bruna Lima

 

A ex-deputada distrital Eliana Pedrosa está de malas prontas para deixar o Podemos. A ex-parlamentar acertou, nesta quarta-feira (04/04), a filiação ao Pros, partido pelo qual deve concorrer ao Palácio do Buriti. A chapa será integrada, ainda, por Liliane Roriz, que deixará o PTB e pretende disputar o Senado.

 

O desembarque de Eliana Pedrosa do Podemos acontece depois de a ex-parlamentar perder a presidência regional para o deputado federal Ronaldo Fonseca. A última atuação política dela foi como deputada distrital entre 2011 e 2014, quando ocupou o posto pela terceira vez. Pedrosa ingressou na política em 2002 e, entre 2007 e 2009, comandou a Secretaria de Desenvolvimento Social e Transferência de Renda.

 

A intenção de concorrer ao cargo de governadora não é novidade. Em 2014,  a ex-distrital, à época do PPS, pretendia entrar no páreo, mas, em meio às articulações, aceitou ser vice na chapa do então governador José Roberto Arruda. Às vésperas da eleição, a candidatura e a aliança foram vetadas pela direção nacional de seu partido, que compôs com o postulante ao Buriti Luiz Pitiman. 

 

Família Roriz no páreo

 

Liliane Roriz tenta, pela primeira vez, conquistar projeção nacional. Distrital desde 2010, a caçula de Joaquim Roriz foi vice-presidente da Câmara Legislativa entre 2015 e 2016, posto que deixou após entregar ao Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) os áudios que levaram à deflagração da Operação Drácon.

 

Para se candidatar, contudo, Liliane precisa reverter a inelegibilidade. Acusada de compra de votos e fraude eleitoral na disputa de 2010, ela foi condenada pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF). A parlamentar apresentou recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aguarda os desdobramentos judiciais.

 

Com a filha do ex-governador Joaquim Roriz na chapa, o Pros amplia as conexões políticas e o poder de barganha, uma vez que a filiação traz a certeza de apoio do clã ao partido. O neto do ex-chefe do Buriti, Joaquim Roriz Neto, deve concorrer a deputado federal pela sigla. A legenda conta, ainda, com o senador Hélio José, que tenta alcançar a Câmara dos Deputados, e a distrital Telma Rufino, a qual disputará a reeleição.