Weslian Roriz
Weslian Roriz Crédito: Monique Renne/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF Weslian Roriz

Weslian Roriz vai disputar o Senado

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

ANA VIRIATO

A ex-primeira-dama Weslian Roriz (PMN) vai concorrer a uma vaga de senadora. Ela não registrou hoje (15/08) a candidatura na Justiça Eleitoral, mas ainda vai entrar na chapa de Eliana Pedrosa (Pros). Um dos candidatos ao Senado inscritos deve desistir. Possivelmente será Wallison Perônico (PTB), mas não se descarta que o advogado Everardo Alves Ribeiro (PMN) renuncie à candidatura e passe a ser o primeiro suplente de Dona Weslian.

 

A mulher do ex-governador Joaquim Roriz será uma grande aliada da ex-deputada Eliana Pedrosa (Pros) na corrida ao Palácio do Buriti. Na chapa, concorrem ainda o ex-deputado Alírio Neto (PTB) como candidato a vice-governador.

 

Não será a primeira eleição de Dona Weslian. Ela foi candidata ao Palácio do Buriti em 2010, quando entrou na disputa em substituição ao marido. Teve 449.110 votos, o correspondente a 33,90%, e perdeu a eleição no segundo turno para o petista Agnelo Queiroz.

 

Naquela eleição, Roriz chegou a registrar a candidatura, mas a participação se tornou inviável por decisão judicial. A renúncia ao mandato de senador em 2007 o tornou inelegível por enquadramento na Lei da Ficha Limpa.

 

Entre os herdeiros do clã Roriz, o neto do casal, Joaquim Roriz Neto (Pros), será candidato a deputado federal.

 

A deputada distrital Liliane Roriz (Pros) desistiu de tentar uma decisão judicial que garantisse a sua elegibilidade.

 

A ex-deputada federal Jaqueline Roriz (PMN) também está enquadrada na Lei da Ficha Limpa. Ela foi condenada em segunda instância por ato de improbidade administrativa em ação judicial da Operação Caixa de Pandora.