Estância Quintas Credito: Andre Violatti/Esp.CB/D.A Press. estância quintas da alvorada

Distritais trancam a pauta de votações em protesto contra derrubadas de invasões

Publicado em CB.Poder

Pressionados por moradores de áreas irregulares, que tiveram casas demolidas pela Agência de Fiscalização do Distrito Federal, deputados distritais anunciaram na manhã desta segunda-feira que vão trancar a pauta da Câmara Legislativa em protesto contra derrubadas em invasões. A medida é uma forma de os parlamentares coagirem o governador Rodrigo Rollemberg a cessar as operações em condomínios ilegais, como o Estância Quintas da Alvorada, no Lago Sul. Nesta segunda-feira (26/9), a Casa realizou uma audiência pública para debater o tema. A iniciativa foi proposta pelos deputados Rafael Prudente (PMDB) e Telma Rufino (sem partido).

 

Pelo menos 10 distritais prometeram participar do trancamento da pauta de votações até que o GDF retome o diálogo com a comunidade dessas regiões irregulares. Até mesmo o deputado federal Izalci (PSDB) e o senador Hélio José (PMDB) participaram da audiência pública na Câmara Legislativa. Eles pretendem realizar um debate sobre o assunto no Congresso Nacional.

 

O distrital Ricardo Vale (PT) foi o mais radical: ele pediu até a prisão da presidente da Agência de Fiscalização (Agefis), Bruna Pinheiro. As derrubadas de casas em áreas irregulares, onde não há possibilidades de legalização das ocupações com base na legislação urbanística atual, é uma das diretrizes do governo. No caso do Estância Quintas da Alvorada, uma ocupação de alto padrão no Lago Sul, o GDF segue uma recomendação do Ministério Público do DF, que determinou que o governo removesse as construções do parcelamento, já que o condomínio não está previsto no Plano Diretor de Ordenamento Territorial (Pdot).