IMG-20190101-WA0049

Distritais eleitos tomam posse na Câmara Legislativa

Publicado em CB.Poder

Os 24 deputados distritais eleitos para representar o Distrito Federal até 2022 tomaram posse na manhã desta terça-feira (1/1), em uma concorrida cerimônia na Câmara Legislativa. O evento começou pouco antes das 10h, após a chegada do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Ele prestigiou a posse dos parlamentares ao lado do filho João Pedro, de 13 anos, e do vice-governador eleito Paco Britto (Avante), no plenário da Casa. 

Deputado eleito mais jovem da Casa, Eduardo Pedrosa (PTC), 26 anos, recebeu a incumbência de prestar o juramento. Em seguida, o distrital Robério Negreiros (PSD), único integrante da Mesa Diretora reeleito, presidiu os trabalhos e deu posse aos colegas. 

Ao assinar o documento, a maioria dos parlamentares se restringiu à declaração protocolar “assim o prometo”. Mas alguns fizeram breves declarações ao microfone, identificadas com suas causas, como Fábio Félix, do PSol, que bradou “pela população LGBT, pela juventude negra, por Marielle Franco”. Jorge Vianna, do Podemos, disse que tomava posse “pelo resgate da saúde”, e o empresário José Gomes, do PSB, prometeu atuar “pela geração de empregos”. Julia Lucy (Novo) defendeu uma “política verdadeiramente nova e uma Câmara independente”. 

Único a discursar, o deputado Robério Negreiros (PSD), que presidiu os trabalhos, pediu que os colegas tenham “a  hombridade de respeitar as diferenças” e disse que os distritais serão os “timoneiros” do resgate do Distrito Federal. As autoridades seguirão para o auditório, onde será realizada a posse de Ibaneis Rocha como governador do DF. A partir das 15h, os deputados vão eleger o novo presidente da Câmara Legislativa. O favorito é Rafael Prudente, do MDB, que já conta com pelo menos 16 votos.