convocação Distritais cargo no GDF
convocação Distritais cargo no GDF Fernando Lopes/CB/D.A Press convocação Distritais cargo no GDF

Distritais querem nomeações de cargos no GDF para atender convocação extraordinária de Ibaneis

Publicado em CB.Poder

Mesmo com a renovação, a Câmara Legislativa trabalha com as mesmas demandas. Os deputados distritais da base querem indicar o administrador regional, o coordenador da regional de ensino, dirigentes de hospitais e o delegado-chefe da cidade onde exercem influência política. Com o Diário Oficial do DF funcionando a conta-gotas, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ainda não firmou uma base leal na Casa. Por isso, enfrenta resistências para aprovar a convocação extraordinária neste recesso parlamentar de janeiro. No Legislativo, 17 distritais se uniram sob a liderança de Rafael Prudente (MDB) com o lema de “juntos são mais fortes”. A pressão tem sido grande em torno das nomeações e Ibaneis não entrou no jogo. Mas esse é um embate perigoso para os distritais. A população tem urgência, elegeu um novo governador e aprovou uma alta renovação na Câmara Legislativa. Então, não é uma boa justificativa dizer que as deliberações podem ficar para fevereiro.

Quem tem prestígio?

Comentário de um deputado distrital que não se sente atendido pelo governador Ibaneis Rocha: “Advogado é mais atendido que parlamentar”.

Discípulo de Bolsonaro na ouvidoria da Câmara

Discípulo do presidente Jair Bolsonaro e da deputada eleita Bia Kicis (PSL), assíduos nas redes sociais, o deputado distrital Daniel Donizet (PRP), eleito corregedor da Câmara Legislativa, vai usar a tecnologia para incrementar a aproximação com a população. A ideia é criar um aplicativo que servirá como um canal de atendimento, com mais facilidade para registro das demandas e reclamações. A plataforma está em fase de testes.

Em homenagem a Marielle

Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Legislativa, o deputado Fábio Félix (PSol) protocolou ontem projeto de resolução que institui o Prêmio Marielle Franco, uma homenagem a pessoas e entidades que se destaquem pela atuação em defesa de direitos e da cidadania. Pela proposta, o prêmio será concedido em sessão solene todos os anos, na primeira quinzena de março, por ocasião do Dia Internacional da Mulher e da data de execução da vereadora do PSol.

Uma civil na Casa Militar


Entre as nomeações da nova estrutura da Casa Militar, uma civil: a advogada Anucha Soares de Almeida Araújo, que assumiu como assessora especial da Ajudância do gabinete da Casa Militar, com cargo comissionado CNE-03, salário de R$ 10.351,54. Formada em direito pela Faculdade Projeção, ela venceu o concurso de gata da Stock Car, realizado pelo Globo Esporte, em 2010. Seu trabalho será como chefe de gabinete da primeira-dama, Mayara Noronha. Segundo a Secretaria de Justiça e Cidadania, ela participa de reuniões para o projeto Criança Candanga, que integra a sociedade civil em programas sociais voltados à infância.

Festa do Mateus

O governador Ibaneis Rocha (MDB) e a primeira-dama, Mayara Noronha, comemoraram nesta semana o primeiro mês de Mateus, o filho do casal. Todos os detalhes da mesa do bolo no tradicional azul bebê.

Valmir Campelo desiste da Presidência da Valec

O ex-presidente do Tribunal de Contas da União (TCU) Valmir Campelo acabou desistindo ontem de aceitar o cargo de presidente da Valec, estatal do governo federal que trata de ferrovias. Ele havia sido convidado pelo ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para o cargo. Aceitou e voltou atrás. “Foi depois de uma conversa com a minha família. Não significa que não possa contribuir mais na frente com este governo”, explicou.

Fila para a Secretaria de Juventude

Eleito deputado federal com apoio e estrutura do governo Rollemberg, Israel Batista (PV) se aproximou do governador Ibaneis Rocha (MDB) logo depois da eleição e pretendia indicar o secretário de Juventude. O nome cotado era o do candidato a deputado distrital Professor Francelino (PV), que também fez campanha na aba do sucesso do programa BoraVencer, da extinta Secretaria de Políticas para a Criança, Adolescentes e Juventude. Teve votação expressiva: 12.862 votos, mas não se elegeu. Na fila, também estava outro candidato a distrital do PSB, partido de Rollemberg, Alessandro Paiva (foto), ex-administrador do Lago Sul, que alcançou 8.042 votos. Ibaneis acabou escolhendo para o cargo o pedetista Léo Bijos.

SOS

Depois do SOS Saúde e do SOS Segurança, o governador Ibaneis Rocha (MDB) lança hoje o SOS Educação.

Só papos

“Deltan Dallagnol continua a proferir palavras débeis, vazias, a julgar sem isenção e com interesse político, como um ser possuído”

Presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB/AL), que não esconde nas redes sociais a ira pela campanha que o procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava-Jato em Curitiba, tem feito pelo voto aberto na eleição das presidências da Câmara e do Senado

“Só rindo mesmo e alto! Piadista essa pessoa”

Ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, autor de denúncias contra Renan Calheiros por lavagem de dinheiro, corrupção e organização criminosa envolvendo obras da Transpetro