Desafio dos 10 anos
Desafio dos 10 anos Ronaldo de Oliveira e Minervino Junior/CB/D.A Press Desafio dos 10 anos

#Desafio10anos: veja imagens de fatos marcantes da política do DF em 2009 e 2019

Publicado em CB.Poder

Muita coisa mudou nos últimos 10 anos na política do Distrito Federal. Eleito governador em 2018 com quase 70% dos votos, Ibaneis Rocha (MDB) nem tinha chegado ainda à Presidência da OAB/DF. Era já um advogado famoso, conselheiro da OAB/DF, mas ainda distante da política. O deputado Rogério Rosso (PSD/DF) estava sem mandato há 10 anos, no ano da crise provocada pela Operação Caixa de Pandora, que derrubou o governo de José Roberto Arruda. Mas, em 2010, virou governador em mandato-tampão, com apoio de Tadeu Filippelli, que hoje apoia Ibaneis. No ano passado, Rosso ficou em terceiro lugar no primeiro turno. Atualmente, afastado da política, Arruda era um governador considerado empreendedor, cotado a assumir a vaga de candidato a vice-presidente da República. O ex-governador agora é o marido da deputada federal mais votada na última eleição, Flávia Arruda (PR/DF).

Da OAB para o Buriti

Desafio dos 10 anos
Ronaldo de Oliveira e Minervino Junior/CB/D.A Press

 

Perto de chegar no GDF

Desafio dos 10 anos
Cadu Gomes e Arthur Menescal/CB/D.A Press

De governador a eleitor

Desafio dos 10 anos
Mary Leal/GDF e Ed Alves//CB/D.A Press

 

Aliados que ficaram e outros que se foram

desafio dos 10 anos
Paulo de Araujo, Arthur Menescal e Ed Alves/CB/D.A Press

Dois parlamentares que eram aliados há 10 anos seguiram separados na eleição do ano passado e não conseguiram se eleger. Rodrigo Rollemberg (PSB) era deputado federal e Cristovam Buarque estava no Senado, pelo PDT. No ano passado, eles estavam em campos separados. Nos próximos quatro anos, estarão sem mandato.

Do poder para a Lava-Jato

Desafio dos 10 anos
Daniel Ferreira/CB/D.A Press e Heuler Andrey/AFP

Há 10 anos, Gim Argello estava no auge. Era senador, líder do PTB no Senado, influente no Congresso. Jamais poderia imaginar que em 2019 estaria cumprindo pena por corrupção, em Curitiba e seu algoz, Sérgio Moro, seria o ministro da Justiça e Segurança Pública.

Sem auxílio-moradia

Depois da mobilização da maioria da bancada do DF contra o pagamento do auxílio-mudança, alguns parlamentares do Distrito Federal anunciaram que abrirão mão também de outro famigerado benefício: o auxílio-moradia. Os representantes políticos da capital federal têm direito a R$ 4,2 mil mensais, caso não usem imóvel funcional oferecido pelo Congresso. O valor é pago mesmo que o parlamentar tenha imóvel próprio. A senadora Leila do Vôlei (PSB) e a deputada federal Paula Belmonte (PPS) estão entre os que vão exercer mandato sem ambas as benesses.

Com o aval de Celina

Ex-funcionário do gabinete da deputada Celina Leão, José Ricardo Grossi de Souza foi nomeado ontem como subsecretário de Serviços da Secretaria de Mobilidade e Transporte.

Presidiários no SOS DF

Cerca de 45 presos em regime semiaberto foram escalados para o SOS DF, auxiliando em serviços gerais nas ruas de Ceilândia Norte, Jardim Botânico e Samambaia. Fazem trabalho de desentupimento de bueiros, limpeza de paradas de ônibus e praças e recolhimento de entulhos.

Só papos

“Vocês são idiotas. Vocês têm ideia da extensão da tecnologia chinesa de controle comportamental? Vocês não estudaram nada disso. Vocês são um bando de caipiras”

Filósofo Olavo de Carvalho, considerado o guru dos discípulos de Bolsonaro, sobre a viagem de parlamentares eleitos para a China

 

“O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota: Brasil e China são parceiros de negócios há mais de 40 anos, e nos últimos nove foi a nossa maior importadora”

Deputado eleito Luis Miranda (DEM/DF), que gravou um vídeo rebatendo as críticas e exibiu nas redes sociais