Sesipe
Sesipe Crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia- DF Sesipe

Delegado da Polícia Civil vai assumir comando do sistema penitenciário do DF

Publicado em CB.Poder

ANA MARIA CAMPOS

O delegado Celso Wagner de Lima, da Polícia Civil, foi escolhido para o cargo de subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), no lugar de Osmar Mendonça de Souza, que também é delegado aposentado.

Celso Wagner hoje é o coordenador-geral do sistema penitenciário. O nome dele foi confirmado pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB) ao Correio. Assim que tomar posse, o novo titular da Sesipe deverá escolher o diretor do Centro de Detenção Provisória (CDP), em substituição ao agente policial de custódia José Mundim Júnior.

A troca no comando ocorreu como repercussão à Operação Bastilha, deflagrada no último domingo (17/06) pela Divisão de Repressão a Facções Criminosas (Difac) da Coordenação de Combate ao Crime Organizado, aos Crimes contra a Administração Pública e contra a Ordem Tributária (Cecor).

Ao cumprir buscas e apreensões nas celas do ex-senador Luiz Estevão e do ex-ministro Penitenciária  Geddel Vieira Lima, os policiais civis flagraram várias regalias permitidas dentro do bloco 5 do CDP. Luiz Estevão mantinha a biblioteca do bloco como um escritório particular, portava pen-drives, mantinha uma tesoura, considerada uma arma proibida no ambiente carcerário, e ainda privilégios como chocolates e barras de cereais, além de medicamentos.

Outro privilégio detectado é a distribuição das celas. Luiz Estevão ocupa uma cela grande, com capacidade para seis internos, com apenas um preso, o ex-ministro José Dirceu. Numa cela ao lado, nove idosos dividem o ambiente. O ex-ministro Geddel Vieira Lima está preso em ambiente com outros nove internos. Segundo o delegado Thiago Boeing, Luiz Estevão era o “rei do presídio”.

Rollemberg disse que aceitou a sugestão do secretário de Segurança Pública e Paz Social, Cristiano Barbosa.

Celso Wagner tem experiência no sistema penitenciário. Já foi, inclusive, diretor da Penitenciária do Distrito Federal 1 (PDF).